Consultoria ambiental, tudo o que você precisa saber

A consultoria ambiental é importante para certificar-se que empresas estão funcionando dentro das leis, preservando o meio ambiente de possíveis impactos. 

O objetivo é garantir que o empreendimento não prejudique o meio ambiente ou, ao menos, tenha medidas para diminuir ao máximo os impactos ambientais causados por diversas atividades.

Pode ser considerado também a parte empresarial que trabalha com a relação ambiental que cada projeto dentro de uma empresa terá. 

Isso pode envolver várias atividades como instalações de recursos novos ou até mesmo uma estruturação diferente para a empresa.

A consultoria ambiental é extremamente importante dentro de empresas na atualidade. Não é uma área para prejudicar as ideias do empreendedor e sim desenvolver no cunho ambiental. 

Por esse e outros motivos decidimos criar esse artigo, mostrando tudo que precisa saber sobre a consultoria ambiental. Continue essa leitura!

A importância da consultoria ambiental

Imagine que sua empresa esteja em busca de modernizar algum processo ou de criar algo novo. 

Apesar de, durante muitos anos passados, o lado ambiental não representar algo importante durante esses processos, hoje tudo está bem diferente.

Dessa forma, você poderia até mesmo levar alguma multa por descumprir com algum termo. Quem lida com consultorias ambientais deve ter em mente que esse é um processo que exige estudo, sobretudo das leis.

Afinal, não é apenas o meio ambiente que está em jogo, vidas podem ser salvas se uma consultoria ambiental for levada a sério.

No geral, haverá uma adequação do seu projeto a fatores ambientais. Nada muito extenso, mas fundamental para a criação e gestão de um trabalho eficiente. Devemos lembrar também que é algo feito por pessoas qualificadas, que entendem bastante da área.

Assim sendo, qualquer projeto pode ser realizado, estando sempre de acordo com as leis ambientais.

Quais são os investimentos necessários

Bem, primeiramente é importante ter um profissional qualificado para trabalhar com isso. Ele irá avaliar corretamente cada parte e observar se vale a pena realizar certo projeto, incluindo mostrando as mudanças de custo por conta do lado ambiental.

A ideia é sempre ter transparência para poder lidar adequadamente com vários pontos. Os investimentos devem ser bem diretos. Seguindo todas as leis, no entanto, também recebe vários benefícios. 

Cumprindo, por exemplo, com o licenciamento ambiental, pode até mesmo conhecer algumas modalidades de créditos.

No geral, não há um grande investimento caso se tenha um bom planejamento. É fundamental entender até que ponto certo projeto é viável. 

Resolvendo a vida com o meio ambiente

Pois bem, existem várias ações que podem ser tomadas para tornar um negócio mais sustentável. Isso, porém, dependerá do tipo de empresa que está sendo avaliada e, acredite, na consultoria ambiental tudo é muito bem avaliado.

A fiscalização é importante porque muitas das vezes a empresa se instala, e em algum momento deixar de cumprir as exigências ambientais. Quando isso acontece a Secretaria municipal deve aplicar sanções e multas.

Mas, vamos aqui citar alguns exemplos de como a consultoria ambiental pode ajudar no processo. Ela pode, por exemplo:

  • Ajudar no processo de reciclagem (até mesmo sendo uma forma econômica de produção);
  • Criando estrutura de trabalhos que não agridam o meio ambiente;
  • Ajudando na construção dos negócios;
  • Viabilizando projetos e adequando eles as leis ambientais;
  • Evitando multas ou qualquer outro problema da empresa com a justiça.

Eficiente e prático, a consultoria ambiental é uma das mais importantes áreas na construção de um meio ambiente mais equilibrado. 

Porém, ela vai além disso, os empresários também tem suas vantagens.

O que o empresário ganha com isso

Incluir um plano de ação ambiental dentro de uma empresa pode não ser fácil. Bem, além da grande quantidade de negócios não realiza nada do gênero, há uma preocupação especial com aqueles que tentam executar.

Como dito acima, até serviços de crédito podem ser oferecidos para você. Um bom empresário deve contar com isso. Mas não é apenas esse fator que ganha destaque. É claro, atualmente, com um grande número de pessoas que entendem dos problemas ambientais, seu negócio ganha muito mais destaque se o fizer.

A verdade é que se cria um ambiente muito mais confortável com essas práticas.

Há alguma desvantagem para ser destacada?

A única desvantagem para se destacar sobre a ideia de consultoria ambiental, é que está em desenvolvimento ainda.

É claro, isso pode não impactar diretamente o dia a dia das empresas, mas não há tantos incentivos como deveria ter.

É importante os incentivos porque vários empresários podem se sentir confusos com as mudanças. Afinal, eles precisam se adequar e ela, mas como fazer isso? 

Essa é a grande questão, ninguém deseja perder um negócio enquanto tenta realizar todas as diretrizes para cuidar do meio ambiente. 

No geral, a consultoria ambiental em si não representa desvantagens. É eficiente para o meio ambiente e para qualquer empresa.

Licenciamento Ambiental Municipal – CONSEMA 01/2019

O CONSEMA enquanto conselho ambiental possui por competência realizar a definição das atividades de baixo impacto para o meio ambiente possíveis de serem licenciadas.

De acordo com o Art 2º, Inciso I, Lei 13.507/2009 define a competência do CONSEMA sendo a de estabelecer normas, controlar, manter e realizar ações para melhoria e qualidade ambiental.

O CONSEMA 01/2019 se trata de uma Deliberação Normativa, assim sendo possui 4 Artigos onde delibera que:

A Cetesb poderá licenciar segundo normativa Companhias ambientais do Estado de São Paulo desde que cumpram as exigências estabelecidas no item II do Anexo Único do Decreto nº 60.329/2014.

Poderão ser licenciadas também instalação, operações e estações de esgoto, desde que cumpram o que pede o parágrafo único.

Nesse sentido, ainda são contempladas com a deliberação a supressão de vegetação nativa, e corte de árvores, assim como a intervenção da área em algumas hipóteses previstas.

Conclusão

Finalizando nosso artigo, podemos chegar à conclusão que há muitas oportunidades de desenvolver um negócio de forma sustentável. Utilizando a consultoria ambiental é fácil chegar em resultados rapidamente. 

Com tempo e esforço todas as empresas seguirão a mesma linha. Mas, se vale uma dica, implemente ela o quanto antes, com certeza é uma ótima maneira de desenvolver seu marketing.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *