Compra de empresas: como saber a hora certa? Quais são as etapas até fechar negócio?

A compra de empresas deve ser feita de forma cautelosa. Afinal, são muitos os fatores envolvidos nessa transação: o negócio está em funcionamento ou parado? Ele está falido ou apresenta um bom desempenho financeiro?

Durante essa negociação, que deve ser sigilosa, é possível seguir alguns passos para evitar que a aquisição perca valor. Toda compra e venda de empresas precisa seguir etapas para chegar ao momento de efetivar a operação.

E é exatamente sobre isso que falaremos neste texto: como funciona o processo de compra de empresas? Como identificar o momento certo para adquirir uma parcela ou o total de uma sociedade? Quais pontos merecem sua atenção especial? 

Leia este texto até o fim e descubra! 

Como funciona a compra de empresas?

Benjamin Graham, um dos maiores investidores da história, diz que a compra de participações de empresas deve ser executada a preço menor do que o de seu valor real.

Ou seja, na prática, isso significa que não se deve pagar mais do que o valor gerado por aquela empresa.

Ao decidir realizar a compra de um negócio, é necessário se aprofundar em outros aspectos além dos número. Como? Pela análise fundamentalista.

A análise fundamentalista inclui a verificação do histórico,  a análise da situação financeira e  as perspectivas futuras, como os cenários econômicos, políticos e setoriais. Logo, ela se aprofunda também em indicadores e métricas para saber se a aquisição será rentável posteriormente.

Por isso, é necessário entender alguns pilares fundamentais para realizar a compra de empresas da maneira certa, com calma e tranquilidade para verificar cada detalhe da transação.

Confira agora o passo a passo para adquirir uma empresa, reduzindo os riscos e aumentando o valor dela no momento da compra.

  1. Estudo de mercado

Primeiramente, deve-se buscar um  conhecimento vasto do mercado antes de lançar a sua oferta por alguma companhia.

Escolher o “target” de aquisição mais adequado, em linha com as suas estratégias corporativas,  é fundamental para ter sucesso na compra..

  1. Acordo de confidencialidade

Ao encontrar o target mais adequado, é de suma importância assinar um acordo de confidencialidade (Non Disclosure Agreement, em inglês).

Dessa forma, você recebe os dados sigilosos da empresa à venda, com informações financeiras, contábeis, fiscais e táticas. E ainda pode proteger a divulgação do seu nome e da sua marca durante a negociação.

  1. Valuation

Com todos os dados financeiros em mãos, é hora de analisar o preço da empresa à venda e entender perspectivas a curto, médio e longo prazo.

  1. Oferta Não Vinculante

Normalmente, em uma negociação de compra e venda de empresas, o investidor, que deseja adquirir algum negócio, realiza uma proposta com a oferta de um valor de compra, incluindo condições de pagamento e outros detalhes.

  1. Due Diligence

Essa etapa da compra de empresas é fundamental para que a negociação ocorra de forma confiável e transparente.

Caso a oferta não vinculante seja aceita pela empresa à venda, é hora do investidor realizar uma auditoria completa dos dados recebidos.

Isso inclui a verificação das informações financeiras, fiscais, trabalhistas, contábeis, legais e operacionais, por exemplo.

Afinal, deve-se entender todos os riscos envolvidos para poder mitigá-los em caso de fechar negócio.

  1. Oferta Vinculante

Caso todos os dados sejam verdadeiros e a análise de riscos tenha sido dentro do esperado, a próxima etapa é formalizar a oferta final pela compra do negócio.

Essa oferta final é chamada de oferta vinculante e é válida como a última proposta da negociação.

  1. Assinatura do contrato

A última etapa é a negociação legal da transação de compra e venda de empresas.

Os advogados entram em cena e formalizam toda a proposta , negociando cláusulas para colher as devidas assinaturas e fechar negócio.

A compra de empresas é um processo longo e complexo, que envolve diversos fatores essenciais para ninguém sair perdendo com a transação.

Por isso, é indicado que todo esse processo seja realizado por um assessor financeiro especializado em fusão, aquisição e valuation, que orienta cada passo a ser dado e se torna um representante da negociação, sem envolver diretamente os empresários.

Como saber a hora certa de comprar?

A compra de empresas é um caminho que merece muitos cuidados e um olhar minucioso. Por isso, é essencial estar de olho no movimento do mercado, mas com foco em um segmento que será benéfico para o investidor.

Logo, boas oportunidades de compra de empresas vão aparecer. Esteja preparado para entender a hora certa de adquirir um negócio!

Após a conclusão de cada etapa citada acima, o investidor tem a verdadeira visão da situação atual da empresa e também a futura com a verificação e a análise de dados e documentos sigilosos.

Em resumo, antes de adquirir qualquer negócio e saber se é a hora certa de comprá-lo, analise:

  • por que você quer comprar uma empresa?
  • quais são os maiores desafios do segmento de atuação e da própria empresa?
  • quanto tempo você pretende ficar à frente do negócio?
  • como você pode garantir o sucesso futuro da companhia?
  • quais são os clientes atuais da empresa? 

Quais são as vantagens da compra de empresas?

Comprar uma empresa pode ser mais rentável do que montar um negócio do zero, sabia? Confira os principais benefícios de adquirir um negócio em funcionamento:

  • contabilidade existente e possível de realizar auditoria;
  • clientes já consolidados;
  • mitigação de riscos quando compara-se com a criação de uma empresa do zero;
  • histórico conhecido com erros e acertos, sendo possível uma análise profunda para desenvolvimento de um planejamento estratégico eficiente;
  • redução de custos de abertura e aproveitamento de toda a estrutura atual.

A compra de empresas requer muita pesquisa e conhecimento de mercado para não perder dinheiro ou realizar um negócio que não seja rentável para o investidor. Uma consultoria financeira qualificada é o investimento certo a ser feito durante a sua busca por empresas à venda.

Além de ser especializada no assunto, ela fica à frente da negociação e proporciona ótimas oportunidades de compra de empresas.
Fonte: Capital Invest, consultoria com quase 20 anos de experiência em assessoramento financeiro em compra, venda e avaliação de empresas.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezesseis − 7 =