Como trabalhar melhor a retenção de clientes?

Você sabia que um cliente fiel costuma gastar até 67% a mais dentro da sua empresa do que um consumidor novo? Além disso, a probabilidade de fechar negócio e consumir produtos é de 60% até 70% para clientes e de 5% até 20% para usuários que não conhecem a sua empresa, isso resulta em estratégias que costumam ser 40% mais baratas. 

Os números acima só mostram que, reter um cliente, pode ser uma solução melhor, mais eficiente e mais inteligente do que investir todo o seu dinheiro para atrair novos consumidores, se você sempre tiver aquela mesma pessoa, que realiza a locação de gerador de energia mensal, significa uma renda garantida, e uma chance maior de realizar um upsell e aumentar seu lucro com um melhor custo-benefício e de maneira eficiente. 

Para quem não sabe, a retenção de clientes significa a capacidade que uma empresa tem de manter uma base fiel de compradores, ou seja, são aqueles consumidores que não “abandonaram o barco”, e continuam fechando transações e mantendo contato direto e frequente com o seu negócio. 

Aumentar a retenção de clientes na sua empresa é uma tarefa complicada, porém extremamente importante, e por este motivo, nós vamos te ajudar! No texto de hoje, separamos algumas dicas de como trabalhar melhor a retenção de clientes, bora conferir? Então vamos lá!

Priorize a excelência no seu atendimento

A qualidade do atendimento está entre os principais fatores, ou talvez seja o principal quando falamos de retenção de clientes, a experiência de atendimento precisa ser completa, e não se limitar apenas a um suporte quando alguma coisa dá errado, como por exemplo, quando falta uma dobra de chapa na instalação de um móvel.  É preciso estar presente e acompanhar de perto toda a jornada do cliente. 

Personalize seu contato, produza conteúdos informativos, adote o omnichannel, tenha chatbots e atendimentos automatizados e treine a sua equipe, todos esses fatores ajudam a melhorar sua qualidade e trazer um atendimento refinado e de alta qualidade. 

Saiba o que os clientes desejam e fale o que eles querem ouvir

Se você quer que as pessoas continuem sendo consumidores de seus serviços, é crucial entender o que elas desejam, e falar exatamente aquilo que elas querem escutar, entender o perfil do seu público-alvo, conhecer suas necessidades, vontades, desejos e problemas. 

Procure apresentar soluções, e falar exatamente o que eles querem ouvir, entenda sobre suas demandas, e saiba a forma como abordar o seu público e o que eles esperam do seu negócio. 

Organize-se e crie processos em função do seu cliente

Comece a melhorar e criar processos não só visando a sua empresa, mas sim, colocando o seu cliente no centro de tudo, ao criar um produto, otimizar um serviço ou melhorar seu atendimento, coloque o consumidor como peça central, e veja o que eles desejam, sempre olhando pelo seu ponto de vista. 

Receba feedbacks, tenha um canal de comunicação direto, aceite reclamações e sugestões, isso ajuda a entender melhor a ótica do consumidor, e faz com que você monte estratégias não sobre sua perspectiva e sim sobre a do cliente. 

Mostre resultados concretos e apresente soluções

Nem sempre os resultados de seus serviços e produtos virão da noite para o dia, dessa forma, é sempre importante apresentar mostrar algo concreto para reter seus clientes, depoimentos de outros consumidores e relatórios sobre seus benefícios, podem ajudar a criar mais autoridade e reconhecimento da sua marca no imaginário dos clientes. 

Também é sempre valioso apresentar soluções para os problemas encontrados, não pense apenas em ganhar dinheiro, procure desenvolver produtos e ofereça ao seu cliente, o que eles realmente querem, para isso, novamente o feedback pode ser importante e ajuda a entender o que você deve entregar e o valor que as pessoas querem receber. 

Crie programas de fidelidade e valorize seu consumidor

Um cliente valorizado costuma ser um consumidor muito mais feliz e com uma alta taxa de retenção, e para que isso acontece, comece criando programas de fidelidade e valorize o seu consumidor de forma geral, que tal fornecer pontos por compras ou brindes corporativos como canecas ou etiquetas adesivas personalizadas?

Isso incentiva a compra, e faz com que cada cliente se sinta especial dentro do seu negócio, gerando dessa forma, mais compras, e aumentando consideravelmente, a taxa de retenção. 

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 

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