Como se descobriu o petróleo?

Uma das fontes de energia mais importante do mundo, com o petróleo é possível realizar várias atividades em todo o mundo. Mas, como se descobriu o petróleo?

Sendo ele um recurso estratégico, quem possui essa fonte de energia, além de conseguir gerar fontes econômicas, detém poderes no que diz respeito a sociedade e política.

Ele também representa a soberania e crescimento dos setores econômicos de nações que possui em seus territórios essa fonte energética.

Com tamanha importância, é essencial que entendamos como foi descoberto o petróleo, e para isso, é importante saber o que é essa fonte de energia, surgimento e a história dessa que ainda é a fonte de energia mais importante do mundo. 

O que é, e como se descobriu o petróleo?

Ele é um combustível natural que é produzido a partir da decomposição de milhares de anos de restos de material orgânico de animais e vegetais.

Esses retos de material orgânico que ficam depositados principalmente no fundo de oceanos, ao passar do tempo vai sofrendo sofre inúmeras transformações químicas.

A partir desse longo processo que dura milhares de anos, esses restos orgânicos vão se transformando em uma substância oleosa e densidade menor que a água.

Essa substância é o que chamamos de petróleo, uma das fontes de energia mais importantes do mundo.

Ele pode ser utilizado de diversas formas, desde matéria prima para combustíveis, até a fabricação de objetos e produtos de uso cotidiano.

Surgimento

Como vimos acima, ele surge a partir de restos de matéria orgânica, sendo essa, animal e vegetal acumulada principalmente em regiões profundas dos oceanos.

Para que o material sedimentado se transforme em petróleo, é necessário que a temperatura, assim como a pressão seja ideais para que esse processo seja realizado.

Alguns estudos afirmam que povos antigos já utilizavam o petróleo no dia a dia, principalmente pelo fato havia grandes reservas localizadas no Oriente Médio.

Esses povos utilizavam o petróleo principalmente para abrir estradas, assim como fazer outras construções.

Essa região concentra a maior quantidade de reservas de todo o mundo, sendo aproximadamente 2/3.

Somente no século 19 é que começaram de fato a fazer a extração do petróleo, a partir da descoberta de alguns poços.

Com essa descoberta, o mundo se transformou, principalmente em relação ao início de uma nova indústria, a petrolífera.

História

como se descobriu o petróleo? A história do Petróleo se inicial realmente em 1846 com a descoberta e perfuração no Azerbaijão do primeiro poço moderno de petróleo.

Já em 1859 foi descoberto um poço de petróleo no Canadá, e em 1859 foi a vez dos Estados Unidos iniciar a extração de petróleo no seu território.

Com as descobertas, ainda no século 19, foi dado início a indústria moderna de petróleo, com inúmeros investimentos e produção de barris do produto.

Durante a Primeira Guerra Mundial, o mundo começou a entender a importância do petróleo para os países que detém as reservas.

Nessa época foi utilizado o primeiro submarino movido a diesel, e nessa mesma época a indústria de automóveis começava a se destacar.

Em 1960, em uma iniciativa dos dois maiores produtores de Petróleo do mundo tanto no Oriente Médio, como na Venezuela, surgiu a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

Essa organização, com sede em Viena, busca fazer uma integração política, além de ajudar economicamente os países membros.

A OPEP tem como países membros: Arábia Saudita, Angola, Argélia, Gabão, Guiné Equatorial, Iraque, Irã, Nigéria, Kuwait, República do Congo, Emirados Árabes Unidos, Líbia e Venezuela.

Ela também faz o controle da produção e do preço do mercado, buscando assim garantir uma maior estabilidade no mercado.

Crise

Houve três crises no mercado petrolífero mundial, nos anos de 1973, 1979 e 1991, onde os países da OPEP fizeram embargos econômicos relacionados à distribuição de petróleo, tanto para os Estados Unidos, como também para a Europa.

Outra crise envolvendo o petróleo foi a Guerra do Golfo, onde, em 1990 o Iraque promoveu uma invasão ao Kuwait com o objetivo de tomar posse das reservas de petróleo do país.

Por consequência, a guerra deixou vários problemas econômicos e sociais para a população do Kuwait, uma vez que, alguns poços de petróleo foram destruídos pelo Iraque.

Produtos e derivados

Como se descobriu o petróleo? Como foi explicado acima, o petróleo nada mais é que um composto de origem orgânica, principalmente os hidrocarbonetos, que passou por um processo químico.

No petróleo é possível encontrar, CH4 (metano), C4H10 ( butano) e C8H18 (octano), que são substâncias que tem facilidade em sofrer combustão, sendo uma das suas maiores utilidades do petróleo, a produção de energia.

Mas, não é só essa a sua utilidade, sendo assim, podemos citar alguns produtos derivados do petróleo e suas funcionalidades.

  • Gasolina: esse produto é utilizado como combustível, fonte de energia para os automóveis;
  • Óleo diesel: é um combustível que pode ser utilizado tanto em veículos e embarcações, como também para produzir energia elétrica;
  • GLP ( gás liquefeito de petróleo): esse produto é utilizado como gás de cozinha;
  • Querosene: utilizado como combustível de avião, solvente, e também como produto de limpeza;
  • Asfalto: ele tem como principal função fazer a pavimentação de estradas, ruas, além de ser utilizado também como impermeabilizante, e na fabricação de tintas.

Petróleo no Brasil

Somente em 1939 , em Lobato, cidade de Salvador – Ba, que foi encontrada a primeira jazida de petróleo com produto em quantidade suficiente e de boa qualidade para a comercialização.

Sobre como se descobriu o petróleo. Em 1948, foi criado a Centro de Estudos e Defesa do Petróleo, e em 1949, o primeiro oleoduto do Brasil entra em funcionamento, no Recôncavo Baiano.

Nos anos de 1950, o primeiro petroleiro é lançado ao mar, e em 1953, a Petrobrás é criada para que seja feita a extração e refino do petróleo brasileiro.

Em 2008, é dada início a primeira produção de pré-sal, e em 2009, começou a operar a primeira plataforma totalmente construída no Brasil.

Considerado ainda muito importante para o fornecimento de energia para todo o mundo, desde sua descoberta foi entendido que o mesmo é um recurso estratégico e relevante para os países.

Então, como se descobriu o petróleo? Agora você já sabe a resposta. A descoberta do mesmo possibilitou o desenvolvimento tanto econômico, como tecnológico de muitos países.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 × quatro =