Como identificar o perfil do cliente?

Nos dias atuais, é essencial que em qualquer ação de atração de leads as empresas descubram tudo o que podem sobre o perfil do cliente, que é chamado no meio empresarial de Ideal Customer Profile (ICP).

A partir da exata definição do perfil do cliente ideal é possível criar estratégias de marketing mais efetivas, assim como qualquer outra estratégia ligada à publicidade para vendas de produtos e ou serviços.

Na realidade, descobrir o perfil do seu cliente é a primeira coisa que uma empresa deve buscar, seja ela do segmento de serviço de táxi de banho e tosa para pets ou de fabricação de cuba esculpida cozinha.

Isto porque pensando pelo lado lógico não faz sentido elaborar as melhores estratégias para vender um produto ou serviço se não souber para que tipo de cliente ele é.

Com isso o presente artigo explicará melhor sobre o conceito de perfil de cliente, quais são seus tipos, alguns motivos de sua importância e por fim irá listar algumas dicas para saber identificar o tipo de cliente perfeito para a empresa.

O que significa identificar o perfil de cliente?

O ato de identificar o perfil de um cliente é criar um documento que contenha uma lista com todos os dados básicos sobre os tipos de público que a organização deseja alcançar com seus produtos para consertar piscina, por exemplo.

Esse tipo de identificação é útil para vários pontos que a empresa queira criar ou melhorar, como:

  • Definir estratégias de marketing;
  • Ajudar na rotina de investimentos;
  • Melhorar as estratégias de venda;
  • Criar melhores políticas de relacionamento.

Com esse perfil identificado é muito mais fácil para um negócio além de definir os itens já citados acima criar soluções práticas usando o perfil e as preferências do público-alvo como base principal.

Por que é importante identificá-los?

Para qualquer um, agradar um grande número de pessoas sem ao menos conhecê-las é impossível, até porque não existe uma fórmula mágica ou um presente trunfo que serve para agradar ao mundo todo.

Esse pensamento deve ser levado tanto para a vida quanto para os negócios, porque para um empreendedor, agradar o seu público nunca foi uma opção, e sim um dever, de focar as suas estratégias no cliente ideal para conquistá-lo e agradá-lo.

A maior e mais importante vantagem de encontrar o perfil perfil cliente ideal para uma loja de lavagem a seco de colchão, por exemplo, é ter a oportunidade de aumentar mais o seu público.

Se o tipo de cliente ideal está definido e claro na mente da companhia, é muito mais fácil direcionar as estratégias de vendas para esse público em específico.

Pois, essas estratégias direcionadas ajudarão os clientes mais adequados a tomarem ciência do negócio conhecendo os produtos ou serviços oferecidos e a conseguirem entrar em contato mais facilmente.

Mas, ajudar uma marca a conseguir mais clientes não é o único motivo do porque uma empresa deve saber o perfil do seu cliente, existem muitas outras.

Se, por exemplo, essa empresa estiver focada em resolver um problema específico do público-alvo, como criar a mais resistente embalagem para hamburguer artesanal, ela poderá aumentar o preço desses serviços.

E como é algo que o cliente precisa de verdade, ele estará disposto a pagar esse preço a mais para conseguir um item da melhor qualidade possível em uma empresa especialista em seu nicho.

Se eles conseguirem reconhecer que a empresa é de fato especialista no seu produto, estarão dispostos a pagar preços especiais para trabalhar com alguém que sabe do assunto e possuem um nível alto de experiência no ramo.

Com cada vez mais clientes tendo a empresa como referência, sua reputação melhora mais e mais, o que garante que a concorrência vá ficando para trás.

Tipos comuns de clientes

O ponto mais importante para criar estratégias de identificação do perfil de cliente ideal é conhecer os tipos mais comuns de clientes que existem, seja na área de venda de pasta personalizada para empresa ou em qualquer outro segmento. Alguns desses tipos são:

O cliente analítico

Diferente da maioria dos perfis, o tipo de cliente analítico é aquele que gosta de conversar e fazer inúmeras perguntas sobre detalhes relacionados ao produto antes de tomar sua decisão final.

Por ser um perfil mais inseguro quanto a compra, é o que precisa de mais suporte do que qualquer outro. Por isso, o ideal é que o atendimento seja o mais solícito possível em tudo o que ele precisar.

Esse tipo de entendimento é de grande importância para a sua tomada de decisão. Se o cliente obter todas as informações e ainda sim não estiver seguro, mantenha o relacionamento aberto para uma venda no futuro.

O cliente emocional

Em segundo lugar está o cliente que acredita que o atendente seja um expert no produto que oferece e confia muito na sua opinião.

Esse tipo de cliente gosta de conversar com alguém que consiga resolver suas dúvidas do que buscá-las em um site da Internet, por exemplo.

A maioria dos clientes com esse perfil é de um público com mais idade,  que precisa conversar diretamente com um vendedor, desde a etapa inicial da escolha de uma máquina de estampar camisetas digital até o momento de fechar a compra.

O cliente direto ao ponto

Por último, esse tipo de cliente tem um perfil na maioria das vezes mais cético e pragmático, chega com diversos questionamentos sobre o preço e a qualidade dos produtos comparando até mesmo com a concorrência.

Às vezes até fazem questão de deixar bem claro que sabem muito bem da solução que será oferecida e que não precisam de nenhum tipo de ajuda.

O indicado nestes casos é ser o mais breve possível, diferente do primeiro tipo, esse cliente não gosta muito de conversar e quer ir direto ao ponto.

Mesmo com sua relutância, tente mostrar brevemente a solução e se preparar para responder os questionamentos da venda. 

Por esse motivo, é necessário conhecer muito bem o produto que está oferecendo além do perfil do público para quem deseja vendê-lo.

Saiba como identificar esses perfis

Depois de entender quais os tipos mais comuns de cliente que uma empresa pode identificar, é necessário conhecer as melhores dicas de como determinar o perfil de cliente ideal para sua empresa. Dentre elas estão:

1. Investir em pesquisas

O passo inicial de qualquer campanha efetiva ou plano de marketing é o investimento em pesquisas. É necessário obter material para iniciar a jornada de busca de conhecimento do cliente ideal.

Para isso é essencial levantar informações sobre o público, observar o dia a dia do negócio e falar com os funcionários, além de prestar atenção na concorrência e nas maiores tendências do mercado atual.

A honestidade para uma boa análise de resultados vale muito quando pesquisas estão sendo realizadas. 

Caso isso não ocorra, prejuízos podem vir a atrapalhar o negócio, como perda de energia, tempo e dinheiro.

Por criar estratégias de venda para um perfil que não é nem um pouco o mais ideal para um negócio de venda de persiana painel para sala.

2. Investir na análise de dados

Nos dias atuais já estão disponíveis ferramentas orgânicas que ajudam a levantar dados e informações sobre o mercado e sobre os consumidores desse mercado.

Para escolher a melhor ferramenta para o seu negócio, é essencial começar a definir quais as informações mãos relevantes para se saber e quais os motores indicadores para apurar.

É importante também investir em uma análise mais profunda de dados, pois ela é quem abrirá as portas para mais possibilidades de insights.

3. Usar os clientes atuais como embasamento

Um ponto muito importante também é observar os clientes mais fiéis do negócio. Seu comportamento, suas dúvidas, problemas apresentados, elogios e sugestões.

Tendo todas essas informações em mãos, vinda dos clientes que já conhecem bem os produtos e a marca e optaram por eles, é possível criar ações que atraiam mais clientes que tenham esse mesmo perfil e busquem as mesmas coisas.

4. Estudar a visão do público em relação à marca

Conhecer bem a visão do público sobre a sua marca é de extrema importância, pois assim ficará mais fácil entender como os produtos ou serviços de socorro auto 24 horas, por exemplo, podem impactar a vida dos consumidores.

Com isso será possível também ser mais efetivo na abordagem do cliente, além de melhorar a relação entre empresa e consumidor e melhorar cada vez mais os processos da organização.

5. Estudar toda a jornada de compra do cliente

Na etapa de estudo da jornada de compra do cliente, é importante trabalhar com a integração de alguns dos setores pertencentes à empresa, para saber as informações sobre o papel de cada processo do negócio.

Sabendo que a jornada do público começa com o primeiro contato e que demanda muito do marketing, é possível concluir que a evolução dessas etapas se dá por fatores estratégicos como:

  • Boa logística;
  • Bom atendimento;
  • Bom pós venda;
  • Boa atuação dos atendentes.

Com isso, é importante avaliar como está o andamento de cada fase para garantir que ela esteja sempre sendo aperfeiçoada e gerando bons resultados.

Considerações finais

Sendo assim, tendo todas essas informações em mente é mais fácil entender que investir em estratégias de marketing para públicos que não tem interesse na sua marca é a receita perfeita para o prejuízo.

Sabendo disso, é importante separar um tempo do dia para entender que as estratégias para atrair os consumidores certos podem ser mais efetivas do que qualquer outra.

Essa prática só irá trazer vantagens para o negócio, trazendo mais força diante do mercado e a deixando mais competitiva perante a concorrência.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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