Como economizar energia em casa e reduzir a conta de luz?

Se tem uma despesa que aumentou nos últimos anos foi a energia elétrica. O reajuste médio para os consumidores residenciais em 2022, segundo a Aneel, foi de 11,35%. A previsão para 2023 é que a tarifa de energia elétrica aumente 5,6%, em média, no país.

A melhor estratégia para a conta de luz não pesar no bolso é aprender como economizar energia em casa. Os hábitos de consumo são determinantes para evitar desperdícios que se acumulam, resultando mais kilowatts para pagar.

Continue lendo o artigo e aprenda dicas para reduzir o consumo e economizar em casa.

Boa leitura!

8 dicas de como economizar energia em casa

Quando o objetivo é economizar, a colaboração das pessoas da casa é essencial. Afinal, se uma pessoa reduz o consumo e a outra gasta o dobro, é impossível ver resultados. 

Confira as dicas para economizar energia a seguir e como aplicá-las para alcançar suas metas de redução na conta de luz.

1. Saiba o que mais consome energia em uma residência

O primeiro passo para economizar energia em casa é simples: saiba o que mais consome energia e controle o uso desses itens.

Os principais vilões da conta de luz são o ar-condicionado e o chuveiro elétrico. Um ar-condicionado modelo split (12.000 BTUs) gasta 193,8 kWh, se utilizado por 30 dias durante 8h. Se existir mais de um equipamento em casa, o impacto na conta é ainda maior.

O chuveiro elétrico quentinho também cobra o conforto oferecido na conta de luz. Um chuveiro de 5.500W de potência gasta 88 kWh, ficando ligado por 32 minutos durante os 30 dias do mês.

Completando a lista de equipamentos que mais consomem energia estão: fogão elétrico cooktop, geladeira 2 portas frost free, lavadora de louças e TV em cores 42 polegadas.

A rigidez do controle de consumo é proporcional à quantidade desses itens na casa. Caso seja impossível abandonar o ar-condicionado e o banho quente, reduza o tempo de uso.

2. Fique atento ao horário de pico

Sabia que existe um horário do dia em que a energia é mais cara? O horário de pico é o período do dia em que o consumo de energia aumenta no país. Consequentemente, o valor da energia fica mais caro.

O pico de consumo acontece das 18h às 21h durante os dias de semana. Nos fins de semana a tarifa de energia elétrica não varia. 

Para economizar energia em casa, o ideal é evitar o consumo em excesso nesse período. Deixe o banho para mais tarde, apague as luzes e evite ligar vários equipamentos ao mesmo tempo.

3. Tire os aparelhos da tomada

O consumo fantasma, aquele que acontece e você não vê, assombra sua conta de luz todo mês. Brincadeiras a parte, os aparelhos em stand by são um desperdício de energia que você pode evitar tirando os plugues das tomadas

TVs, computadores, aparelhos de som, microondas, impressoras, carregadores de celular em stand by representam 12% da conta de luz. Um gasto totalmente evitável, concorda?

Caso você tenha aparelhos conectados a um filtro de linha, escolha um modelo com interruptor. Dessa forma, com um toque todos ficam realmente desligados.

4. Controle o tempo de banho

Na dica 1, citamos o chuveiro elétrico como um dos aparelhos que mais gastam energia. Para quem não abre mão do banho quente, essa informação é delicada. 

Nesse caso, a melhor opção para economizar energia em casa é controlar o tempo de banho. Para dar certo, é preciso seguir à risca o tempo estipulado e quanto menor for melhor. O cronômetro do celular ajuda a cumprir a meta.

Outras alternativas mais eficientes são:

  • desligar o chuveiro e tomar banho frio (especialmente no verão);
  • usar o chuveiro no modo verão (esquenta menos).

Se forem alternativas muito sofridas, foque em executar um controle de banho bem feito. Nas casas com família, a meta de tempo rende um desafio divertido entre os membros. 

5. Aproveite a luz natural

Outra dica para economizar energia em casa, é aproveitar a luz natural dos cômodos da casa para fazer atividades — estudar, trabalhos manuais, home office.

Esse hábito evita o desperdício de energia com luzes acesas por muito tempo, além de ser mais confortável ficar em um ambiente bem iluminado e fresco da casa.

No verão, como escurece mais tarde, é ainda mais vantajoso aproveitar o período de luz natural para gastar menos.

6. Conheça fontes de energia alternativa

As fontes de energia alternativa, também chamadas de fontes de energia limpa ou renovável, são opções para gerar a própria energia em casa. A fonte mais utilizada em projetos residenciais é a energia solar.

O investimento para montar um sistema fotovoltaico é alto, porém a estrutura tem uma vida útil de geração longa. Mas essa não é a única opção para ter acesso a energia limpa.

Empresas especializadas em Geração Distribuída aproximam consumidores de geradores de energia renovável por meio de plataformas digitais e sem precisar de obras. 

7. Entenda como funciona tarifa branca e tarifa social

A tarifa branca e a tarifa social são outras duas formas de economizar energia em casa.

A tarifa branca é uma opção para consumidores que não têm um consumo alto no horário de pico, podendo alocar suas tarefas nos horários em que a tarifa é mais baixa. 

Por exemplo: uma pessoa que mora sozinha, estuda à noite e chega em casa mais tarde é elegível. Para fazer a solicitação, entre em contato com a distribuidora local e siga os procedimentos da empresa para fazer a mudança.

A tarifa social é um benefício governamental para famílias de baixa renda, idosos acima de 65 anos e pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O desconto na conta de luz varia de 10% a 65%, de acordo com a faixa de consumo mensal da residência. Para ter acesso ao desconto, é preciso fazer parte do Cadastro Único

As pessoas cadastradas e com as informações atualizadas são automaticamente enquadradas na subclasse ‘Residencial Baixa Renda’ e recebem o desconto para seu nível de consumo. 

8. Troque as lâmpadas por modelos econômicos

Uma das dicas mais fáceis para  economizar energia em casa é trocar as lâmpadas atuais por modelos mais econômicos.

A principal alternativa para reduzir os gastos é usar lâmpadas de LED. Elas têm uma vida útil maior, iluminam melhor e são 80% mais econômicas. Outra vantagem é encaminhá-las para reciclagem. 98% dos componentes de uma lâmpada LED são reaproveitáveis.

Gostou das dicas para economizar energia em casa? Agora, o próximo passo é colocá-las em prática e acompanhar os resultados na sua conta de luz. 

Este artigo foi escrito pela Esfera Energia, empresa referência nacional em gestão de energia no Mercado Livre de Energia e Geração Distribuída

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts