Como comprar uma empresa em funcionamento: veja por onde começar

Nos quatro primeiros meses de 2022 houve a criação de mais de 1,3 milhão de empresas no Brasil. O saldo entre empresas que fecharam as portas e as que abriram foi positivo, e o país apresentou crescimento no total de negócios ativos, atingindo quase 19,5 milhões. Ou seja, é um ótimo momento de aprender como comprar uma empresa em funcionamento!

Afinal, muitos empresários concordam que há mais vantagens do que desvantagens em adquirir um negócio em operação. Abrir uma empresa do zero é mais cansativo e exige bastante dos sócios envolvidos: é preciso pensar em cada detalhe.

Para você conhecer os benefícios de adquirir uma empresa em operação, preparamos este texto. Leia até o final e veja também dicas valiosas para encontrar o negócio certo para comprar. Boa leitura!

Quais são os benefícios de adquirir uma empresa?

Há muitas vantagens na compra de empresas ativas. A principal delas é que é uma ótima oportunidade de crescer de forma mais rápida, com menos riscos e obstáculos à frente.

Apesar do investimento inicial ser mais alto do que construir um negócio do zero, outros aspectos são facilitados, como a existência de clientes consolidados, processos operacionais, colaboradores, produtos ou serviços, know-how, faturamento, contabilidade, entre outros.

Além disso, destacamos o grande benefício de já conhecer as oportunidades de crescimento, como novos nichos para ganhar no mercado, desenvolvimento de outro produtos ou serviços, redução de despesas, investimentos necessários etc.

Como comprar uma empresa?

É claro que há muitas vantagens. Mas, para aproveitar todas elas e fazer um bom negócio, é necessário se atentar a alguns pontos primordiais.

Veja o que levar em consideração na hora da negociação.

Dicas para práticas

  1. Analise opções de segmentos de mercado

Antes mesmo de focar em algum setor de atuação, faça uma análise do cenário atual e futuro do mercado. Afinal, um dos pilares do bom investimento é adquirir uma empresa em operação que tenha rentabilidade nos próximos anos.

Nessa avaliação, veja se os segmentos que chamam a sua atenção estão com resultados promissores ou se o setor já está lotado.

  1. Estude o segmento escolhido

Antes de mergulhar de cabeça em alguma negociação, analise sua estratégia e as empresas disponíveis para compra.

Avalie quais são as empresas que condizem com seus recursos financeiros, qual é a sua reputação, quais são mais compatíveis com a sua estratégia e cultura empresarial e quais têm mais sinergia com o seu negócio.

Para obter uma análise mais precisa e entender se ela combina com sua estratégia, pode contratar uma empresa especializada que faça um estudo de mercado “pré-aquisição”, como uma boutique de M&A de primeira linha.

  1. Peça uma avaliação completa do negócio

Ao se interessar por alguma empresa, peça uma avaliação completa do negócio. Nesse momento, pode ser que haja a assinatura do Termo de Confidencialidade para que haja compartilhamento de dados e informações sigilosas.

Esse passo é fundamental para entender se a empresa está de acordo com as suas expectativas e analisar a sua capacidade de crescimento e rendimento.

  1. Faça uma visita

Dependendo do negócio que você ficou interessado, é possível visitar alguma de suas lojas, o escritório ou até a fábrica. Pode-se ir ao local como um cliente comum ou então se identificar e planejar uma visita para conhecer melhor a infraestrutura e o dia a dia da empresa.

Quando é apenas fábrica, é necessário combinar previamente uma visita, mostrando-se interessado em adquirir a empresa para que seja recebido pelos devidos responsáveis. 

  1. Entenda o valuation

Depois de toda a análise de mercado e da empresa e uma visita realizada a ela, é possível analisar por completo o valuation do negócio, ou seja, o seu valor de mercado.

O método mais valorizado e usado é o Fluxo de Caixa Descontado, que analisa a capacidade de uma empresa de gerar lucro futuramente, incluindo aspectos objetivos e subjetivos, como força de marca.

Dessa forma, entenda se vale a pena investir seus recursos financeiros na empresa e, claro, se o valor pedido está dentro do orçamento previsto.

  1. Avalie o contrato por completo

Outro dica, que serve também para qualquer processo de aquisição, é: esmiuçe o contrato e analise cada detalhe com um assessor jurídico ao lado.

Tire todas as dúvidas e entenda cláusula por cláusula para que tudo fique claro e a negociação seja finalizada na maior transparência possível.

Como fazer uma boa aquisição de uma empresa em funcionamento?

O ideal é contar com ajuda profissional de um especialista em valuation, fusão e aquisição. 

Uma consultoria de M&A possui serviços completos e bastante experiência no mercado para indicar boas oportunidades de negócio, analisar cenários de forma completa, avaliar a qualidade de um investimento e, claro, dar prosseguimento à negociação até a assinatura do contrato.

Mas, independentemente do modo como será feita a pesquisa e a aquisição de um negócio em operação, analise sempre o potencial da companhia em relação ao seu perfil de empreendedor. Se tiver outros negócios, invista ainda mais tempo em analisar as sinergias.

Gostou de aprender mais sobre como comprar uma empresa em funcionamento? Basta se atentar a pontos essenciais para que a negociação ocorra de forma adequada e traga benefícios a todos os envolvidos. Se precisar de ajuda especializada, busque um consultor de M&A de confiança e que tenha bastante conhecimento e experiência no mercado.

Fonte: Capital Invest, consultoria com quase 20 anos de experiência em assessoramento financeiro em avaliação, compra e venda de empresas.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts