Como aumentar a imunidade? 5 alimentos, 3 vitaminas e 4 chás

Aprender como aumentar a imunidade é muito importante para a nossa saúde. Afinal, quando ela está comprometida, isso pode trazer problemas graves para qualquer indivíduo.

Para exemplificar, alguns desses problemas são: 

  • infecções recorrentes, como amigdalite ou herpes;
  • doenças simples, mas que demoram a passar ou se agravam facilmente, como a gripe;
  • febre frequente e calafrios;
  • olhos frequentemente secos;
  • cansaço excessivo;
  • náuseas e vômitos;
  • diarreia por mais de 2 semanas;
  • manchas vermelhas ou brancas na pele;
  • queda acentuada de cabelo.

Neste artigo, listamos algumas ações que aumentam a imunidade, além de chás, sucos e alimentos que potencializam esse processo. Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas. 

Como aumentar a imunidade com alimentos? 5 dicas

A maioria dos alimentos que melhoram a imunidade são, especialmente, as frutas e os vegetais, como morango, laranja e brócolis. As sementes, os frutos secos e o peixe, que são ricos em nutrientes, também contribuem para a formação das células do sistema imune. 

Veja abaixo, com mais detalhes, cinco opções interessantes. 

1- Frutas cítricas 

As frutas cítricas contém alta concentração de vitamina C e fibras, aumentando a resistência às infecções. Além disso, elas potencializam as propriedades anti-inflamatórias e a imunidade do organismo. No seu cardápio, é possível adicionar tais alternativas, como: laranja, limão, morango, kiwi e mexerica.

2- Alho

O elemento mais importante do alho é a alicina, que tem ação anti-inflamatória e anti-infecciosa. O mais indicado é comer o alimento cru, uma vez que o calor pode eliminar os seus compostos, impactando negativamente na eficácia. 

3- Iogurte natural

A próxima alternativa da lista traz mais força para o sistema imunológico, melhora as defesas do corpo e a flora intestinal. O iogurte natural oferece esses benefícios porque tem alta concentração de lactobacilos e propriedades probióticas. 

4- Gengibre 

Esse alimento melhora a defesa do organismo porque tem ação bacteriana, além de vitaminas B6 e C. O consumo do gengibre pode ser feito por meio de sucos, chás e temperos em alimentos salgados.

5- Sementes de girassol 

Por ter alta concentração em vitamina E, um vigoroso antioxidante, a semente de girassol protege as células contra substâncias tóxicas, radiação e radicais livres. Em paralelo, elas são ricas em zinco, um mineral vital para o funcionamento saudável do sistema imune. 

Quais são as melhores vitaminas para aumentar a imunidade? 3 alternativas

Existem diversas vitaminas e substâncias que trazem benefícios para o corpo. Conheça abaixo alguns exemplos com foco no sistema imune. 

1- Vitamina A 

Trata-se de uma vitamina lipossolúvel, que é essencial para a visão. Adicionalmente, ela ajuda a manter as estruturas externas, como a pele e mucosas. 

Está presente em alimentos de origem animal (retinoide) ou de origem vegetal (carotenoide). A propósito, a vitamina A pode ser encontrada em vegetais folhosos, como couve e brócolis. 

2- Vitamina C 

É uma das substâncias mais recomendadas para fortalecer o sistema imunológico. Uma das principais vantagens da vitamina C é que ela é bastante acessível, podendo ser encontrada em várias frutas, inclusive:

  • abacaxi;
  • laranja;
  • acerola;
  • goiaba;
  • limão;
  • tangerina;
  • morango.

Outro ponto positivo da vitamina C é sua potente ação antioxidante. Ou seja, ela combate os ataques dos radicais livres, que impactam no envelhecimento das células. 

3- Vitamina E 

A vitamina E contém função antioxidante (α-tocoferol), que retarda o envelhecimento das células. Isso ajuda a prevenir as enfermidades que atacam o sistema nervoso, como Parkinson e Alzheimer.

Essa vitamina está em óleos vegetais (soja, amendoim, palma, milho, girassol e oliva), nozes, sementes de girassol, kiwi, grãos integrais, peixes e leite de cabra.

Quais são os melhores sucos para aumentar a imunidade? 2 exemplos

Muitos sucos têm ação anti-inflamatória e antioxidante. Geralmente, os ingredientes selecionados são ricos em nutrientes e compostos bioativos que ajudam o organismo a ter mais força e resistência. 

Dessa forma, o corpo consegue atuar contra os radicais livres em excesso, além de proteger o organismo contra os processos inflamatórios. 

1- Suco de laranja com cenoura

O suco de laranja com cenoura é uma ótima opção. Seu primeiro ingrediente tem vitamina C, que, quando está em falta no corpo, pode trazer deficiência imunológica. Já a cenoura contém betacaroteno, outro antioxidante fundamental para o organismo. 

2- Suco de tomate com limão siciliano

Por sua vez, o suco de tomate com limão siciliano é outra sugestão interessante. Isso porque o primeiro ingrediente é rico em vitamina C, nutriente que garante mais força e proteção para o sistema imunológico. 

Já o segundo ingrediente, o limão siciliano, pertence ao grupo de frutas cítricas. Por isso, contém alta concentração de vitamina C e, em combinação com o tomate, traz uma deliciosa bebida. 

Chás poderosos para aumentar a imunidade: quais são os melhores? 4 opções

A seguir, listamos os benefícios dos chás que fortalecem o sistema imune. 

1- Chá de boldo 

Protege a saúde do organismo contra vírus, bactérias, fungos e protozoários. 

2- Chá de genciana 

A planta prejudica a ação dos vírus e bactérias no organismo. Também é uma ótima alternativa para o tratamento de faringite e a sinusite.

3- Chá de limão 

Protege o sistema imunológico graças ao poder anti-inflamatório e à alta concentração de vitamina C. 

4- Chá de sabugueiro 

Essa opção pode ser utilizada no tratamento de problemas respiratórios, como a gripe. Por ter uma característica antivirótica natural, ele é igualmente indicado para a prevenção de viroses. 

Existem medicamentos para aumentar a imunidade? 

Sim. Os multivitamínicos fornecem todas as vitaminas e minerais para que seu organismo funcione corretamente. Com ação antioxidante, eles deixam o sistema nervoso e imunológico mais resistentes. 

Os complexos multivitamínicos são recomendados para pacientes sedentários e pessoas que têm dificuldades de sintetizar a quantidade correta de nutrientes. Isto é, são utilizados para a prevenção ou o tratamento da insuficiência de alguma substância.

Como aumentar a imunidade? Dicas bônus! 

Para aumentar a imunidade, não basta apenas ajustar o cardápio. É importante seguir algumas orientações para potencializar os resultados, como:

  • pratique exercícios físicos regularmente;
  • evite álcool e cigarro;
  • beba água regularmente.

Você também pode tomar sol para aumentar a imunidade. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o período mais indicado é antes das 10h e depois das 16h. No caso, o contato é menos nocivo, pois o nível de radiação UVB é mais baixo nesses horários. 

Outra dica interessante para aumentar a imunidade é recorrer à suplementação. Existem diversas lojas na internet, como a Puravida, que oferecem opções saudáveis, a exemplo do Immune +

Essa fórmula reúne o que há de melhor na natureza, com o intuito de fortalecer o funcionamento do sistema imunológico. Ela contém os melhores nutrientes para deixar seu corpo mais forte, como: wellmune, vitamina D, própolis verde, vitamina C, selênio e zinco. 
Agora que você já sabe como aumentar a imunidade, visite o site da Puravida e conheça outras soluções que  fortalecem o organismo.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

15 − 10 =