Como as Casas de Repouso Contribuem Para a Saúde de Idosos

Cuidar da saúde, especialmente na terceira idade, é algo extremamente importante, visto que muitas pessoas sofrem com problemas e doenças nessa fase da vida. E nesse contexto, as casas de repouso podem ser verdadeiras aliadas para essas pessoas.

Entenda neste artigo o porquê!

A importância das casas de repouso para a saúde de idosos

É normal que com o passar dos anos, nós, seres humanos, tenhamos certas dificuldades e limitações.

Por exemplo, a agilidade, a memória e a mobilidade, não costumam ser mais as mesmas de décadas atrás – e isso faz, em muito casos, com que seja necessário algumas mudanças e cuidados especiais no dia a dia.

Porém, muitas vezes, os familiares de um idoso não conseguem fornecer isso, seja por falta de tempo (trabalho, compromissos, etc.) ou por falta de conhecimento adequado.

Às vezes, dependendo da condição e situação, um idoso pode precisar de um tratamento específico, de cuidados que somente médicos e profissionais da saúde podem oferecer.

Por isso, buscar a ajuda de terceiros pode ser a melhor solução.

E hoje, com cada vez mais pessoas idosas no país, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), muitas famílias têm buscado as casas de repouso como um lugar seguro e adequado para cuidar de um ente querido.

Agora, por que exatamente?

Como as casas de repouso contribuem para a saúde e o bem-estar de idosos

Ter qualidade de vida na terceira idade, para muitos idosos, é algo complicado, seja pelas condições físicas e/ou mentais, ou pela falta de amigos e pessoas próximas.

Porém, ao estar em uma casa de repouso, essas e outras situações podem ser trabalhadas e amenizadas. Veja porque:

Socialização

Ao estar em uma casa de repouso, o idoso conviverá com diversas outras pessoas – tanto pessoas da mesma faixa etária quanto profissionais que estarão lá para cuidar da sua saúde. Ou seja, o idoso não estará sozinho.

E isso é algo extremamente importante para a socialização e para evitar quadros de isolamento, tristeza e depressão que, infelizmente, ainda atingem muitos idosos.

Cuidados especializados

Como citamos anteriormente, em uma casa de repouso há diferentes profissionais que são responsáveis por fornecer todo apoio e suporte necessário aos moradores, ou seja, aos idosos.

Então, além de ter contato com outras pessoas, o idoso tem também cuidados especializados, por exemplo, de enfermeiras, médicos, terapeutas, fisioterapeutas e nutricionistas – e já que falamos sobre esse profissional…

Alimentação adequada

Muitos idosos não seguem uma dieta saudável, com as vitaminas e os nutrientes necessários.

Além disso, há também idosos que, por conta de condições de saúde, não conseguem mais cozinhar e preparar refeições.

Por isso, outro benefício das casas de repouso para a saúde dos idosos, é que graças a elas, o idoso tem um acompanhamento nutricional regular, de modo a ter uma alimentação saudável e balanceada diariamente.

Todo o cardápio é organizado, estruturado e planejado para que o idoso tenha uma alimentação rica e de qualidade, inclusive, levando em conta suas restrições (claro, se houver).

Atividades físicas e lúdicas

Além de cuidar da alimentação, outro ponto positivo das casas de repouso é que elas possuem profissionais que ajudam os idosos a se exercitar.

Ou seja, o idoso não fica parado, sentado ou deitado o dia todo em uma casa de repouso. 

Não, ele tem atividades que contribuem para a sua saúde e o seu bem-estar – e claro, de maneira apropriada, levando em consideração os seus limites e suas capacidades.

Além disso, os idosos têm atividades lúdicas que ajudam a promover a interação e a comunicação entre eles – o que é bom para o corpo e a mente (afinal, ela também precisa ser exercitada).

Alguns exemplos de atividades lúdicas são: quebra-cabeça, jogos de tabuleiro, jogos de cartas, pintura, música e dança.

Enfermaria 24 horas

Em uma casa de repouso, normalmente há pessoas com diferentes condições de saúde. Umas precisam de mais ajuda, outras nem tanto.

Porém, qualquer que seja a situação, os idosos possuem à disposição uma enfermaria 24 horas, no qual podem ser atendidos e cuidados por profissionais a qualquer hora do dia. 

Assim, em caso de algum problema, o idoso terá todo o auxílio necessário e de forma rápida – diferentemente do que pode acontecer, por exemplo, se ele estiver sozinho em sua casa. Se ele cair, se machucar, quem irá ajudá-lo?

Estrutura

Por fim, outro ponto importante das casas de repouso para a saúde de idosos, é que elas possuem uma boa estrutura para as mais diversas situações do dia a dia.

Ou seja, cada espaço é estruturado e pensado para proporcionar o maior conforto e a maior segurança possível aos idosos – coisa que muitas pessoas não têm em suas casas.

Uma casa de repouso é uma residência que, de fato, se assemelha a um lar e não a uma clínica ou hospital.

E isso é extremamente importante, pois assim os idosos se sentem em casa e não em um ambiente médico ou hospitalar.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *