Black Friday: Associação alerta sobre conformidade de produtos em promoção

Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade destaca a importância de que seja verificada a existência do selo do Inmetro como garantia da confiabilidade dos produtos e serviços

A megaliquidação, popularmente conhecida como Black Friday, marcada para ser realizada no Brasil no dia 24 de novembro, é um período muito aguardado pelos consumidores que buscam produtos com preços reduzidos. No entanto, para garantir uma experiência satisfatória que vá além dos descontos, o brasileiro precisa estar atento à segurança e qualidade dos produtos em promoção.

Black Friday: Associação alerta sobre conformidade de produtos em promoção
Black Friday: Associação alerta sobre conformidade de produtos em promoção

De acordo com a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), é importante que os consumidores verifiquem a presença dos selos de conformidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e do Organismo de Certificação do Produto (OCP) ao adquirirem produtos ou serviços.

O selo é inserido em eletrodomésticos, veículos, equipamentos elétricos, brinquedos, entre outros, como um atestado de segurança, saúde e eficiência energética. “Eles atestam que o item em questão passou por um rigoroso sistema de avaliações e foi aprovado para uso seguro”, comenta o presidente da Abrac, Synésio Batista da Costa.

Avaliação da Conformidade

Para garantir que os produtos cheguem com total segurança às mãos dos consumidores, eles passam por uma avaliação que segue os mecanismos do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade, adaptados às particularidades de cada tipo de produto. Estes mecanismos abrangem certificação, declaração do fornecedor, etiquetagem, inspeção e ensaios.

Quando um produto está em conformidade com todos os requisitos e regulamentações estabelecidas, ele recebe o selo do Inmetro e do OCP. É importante ressaltar que o selo é obrigatório apenas para produtos que estão sujeitos à certificação compulsória, de acordo com a legislação aplicável.

Segundo Synésio Batista da Costa, a ausência do selo pode representar um risco à saúde e a segurança do consumidor. O presidente da Abrac ressalta a importância de verificar sua autenticidade por meio da leitura do QR Code presente no documento ou inserindo o número de série no site do Inmetro.

“Optando por produtos certificados, o consumidor pode ter a confiança de estar adquirindo produtos que atendem aos rigorosos padrões de segurança e qualidade. Isso, por sua vez, resulta em maior satisfação e evita despesas desnecessárias relacionadas a reparos ou substituições”, afirma o presidente da Associação.

Sobre a Abrac

Fundada em 2009, a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) reúne as empresas responsáveis pela avaliação da conformidade de produtos, sistemas e laboratórios de ensaio e calibração, acreditados pelo Inmetro e designados pela Anatel, que são oferecidos aos cidadãos, trabalhando em sua inspeção e certificação com o objetivo de informar e proteger o consumidor, em particular quanto à saúde, segurança e meio ambiente; propiciar a concorrência justa; estimular a melhoria contínua da qualidade; facilitar o comércio internacional; e fortalecer o mercado interno, atuando em conjunto com os órgãos reguladores das atividades em âmbito nacional.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts