As bebidas destiladas mais vendidas no Brasil

Você adora tomar um bom drink na companhia de amigos e familiares? Veja quais são as bebidas destiladas favoritas dos brasileiros!

Quem adora curtir uma boa noitada com os amigos sabe que não há nada como um drink gelado. Bebidas destiladas são muito versáteis e ótimas para preparar os mais diferentes drinks, para diferentes ocasiões.

Embora seja um grande consumidor de cerveja, o Brasil também tem um mercado consumidor forte para destilados. Nada menos do que 7 a cada 12 bebidas consumidas no país são destiladas. Confira quais são as mais vendidas no país!

Cachaça

O Brasil é mundialmente conhecido por ter criado a cachaça, bebida que é obtida pela cana-de-açúcar. Para uma boa cachaça, deve-se extrair o caldo em até 48 horas após o corte da cana a partir do emprego de moendas adequadas.

Depois da extração desse caldo, deve-se levá-lo para dornas de inox especiais para ser submetido à fermentação. É nesse processo que o caldo vai ser transformado em vinho de cana. Por fim, esse vinho é inserido em alambiques de cobre.

Toda cachaça deve necessariamente apresentar um teor alcoólico entre 38% e 48%. Caso contrário (ou seja, teor alcoólico acima ou abaixo disso), a bebida não pode ser comercializada como cachaça, mas sim como aguardente de cana. 

Outro cuidado importante é que a cachaça não pode ser produzida com frutas. Assim, um destilado de caju também deve ser comercialmente denominado de aguardente de caju. Se a bebida possui especiarias ou ervas, o nome deve ser aguardente composta. 

Por fim, é preciso atenção sobre a quantidade de açúcar adicionada. Segundo a lei, o limite máximo é de até 6 gramas por litro, expressos em sacarose. Além da caipirinha, é possível preparar uma mistura entre ela e gengibre ou groselha, ou açaí.

Vodka

Essa bebida destilada caiu no gosto do público brasileiro nos últimos anos e se tornou presença certa em bares e restaurantes. Essa bebida de origem russa pode ser feita a partir de qualquer matéria orgânica, desde cevada, batata, arroz, trigo até milho e uvas. 

Aquelas feitas de trigo são mais leves, enquanto aquelas que têm o centeio como matéria-prima são mais densas. Já a batata confere uma textura mais cremosa em comparação a outros ingredientes.

Para produzir vodka, é preciso cozinhar a matéria-prima escolhida, misturar alguns ingredientes, destilar e filtrar a mistura. O produto final deve apresentar um aspecto incolor. A qualidade de uma vodka é medida pela quantidade de vezes que ela é destilada e filtrada, pois isso garante mais pureza.

Rum

Essa é outra bebida destilada popular no Brasil, encontrada sobretudo em drinks como piña colada e cuba livre. As origens do rum remontam ao século XVI, em Cuba. 

O processo de produção dele consiste em fermentação alcoólica do melaço e de outros derivados da produção de açúcar. Depois, essa mistura deve sofrer  destilação. Em sua origem, essa bebida foi muito apreciada por piratas, sendo posteriormente conhecida por populações no mundo inteiro.

Há basicamente dois modos de produzir rum. Um deles é o industrial, obtido a partir do melaço, que pode produzir exemplares de cor dourada (obtido a partir do envelhecimento da bebida em barris ou da adição de corantes). O outro é o agrícola, conseguido diretamente a partir do caldo de cana fermentado.

Bebidas alcoólicas estão entre as que apresentam maior teor alcoólico, por isso, é importante conferir com atenção a qualidade das bebidas e drinks comprados. Consuma em estabelecimentos confiáveis. Aproveite a diversidade de ingredientes e se delicie com os drinks mais saborosos e inovadores!

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *