Afta Recorrente: O que pode ser e como evitar

A afta ou estomatite aftosa é uma lesão que ocorre na cavidade bucal e que traz incômodo ao indivíduo, porém dependendo dos fatores pode surgir e desaparecer em pouco tempo. 

Quando há a afta recorrente pode ser que o indivíduo esteja com algum outro problema de saúde e que deve ser investigado. 

Esse problema pode ser causado por muitos motivos, e um deles é quando é inserido um aparelho ortodôntico, onde a pessoa ainda está em momento de adaptação, gerando as feridas. 

É preciso investigar com o seu profissional dentista o que causa essas lesões, sendo importante um plano odontológico empresarial para se ter mais consultas com preço fixo acessível e de qualidade. 

Se você possui aftas recorrentes, continue essa leitura para entender suas causas e como evitá-las.

O que é a afta recorrente? 

A afta recorrente é uma inflamação que aparece em pessoas de todas as idades, podendo ser mais comum em crianças e pessoas com baixa imunidade que possuem doenças crônicas como o vírus HIV ou a Aids. 

Geralmente as aftas são feridas ou bolhas que geram dificuldade para o indivíduo de se alimentar, escovar os dentes e até mesmo falar. 

Sendo assim, ela pode ser percebida por um dentista, por isso a importância de um plano odontológico pme, pois com consultas periódicas é mais fácil descobrir qualquer problema de saúde com mais facilidade. 

Quais são as causas das aftas? 

Os sintomas das aftas recorrentes podem aparecer em forma de feridas e bolhas que podem alcançar até 1 cm de diâmetro, causando dores e dificuldades para alimentação do indivíduo. 

Além disso, podem surgir em toda a cavidade bucal como lábios, céu da boca, gengiva e em casos mais complicados até mesmo na garganta, causando dificuldade até mesmo de consumir líquidos. 

Como vimos, as causas das aftas pode ser gerado por diversos fatores onde os principais podem estar relacionados a situações, como: 

  • Uso de aparelhos ortodônticos; 
  • Deficiências nutricionais; 
  • Fatores psicológicos; 
  • Doenças que atingem o sistema imunológico.

Abaixo veremos um pouco mais dos tópicos levantados anteriormente e como podem causar aftas.

  1. Uso de aparelhos ortodônticos

Geralmente quando inserido um aparelho dental em um indivíduo, pode-se surgir machucados pela boca devido braquetes e a adaptação da boca ao “corpo estranho”, podendo levar a machucados e causando a estomatite aftosa. 

Converse sempre com o seu dentista e faça com que ele aperte o aparelho de forma confortável para que não surjam esses problemas.

Por fim, obtenha um plano odonto empresa para cobrir manutenções e se consultar com profissionais de qualidade.

  1. Deficiências nutricionais

Se a pessoa possui deficiências nutricionais, o surgimento das aftas podem ser constantes. 

Isso ocorre devido a deficiência de ferro e vitamina b12 no organismo, levando ao enfraquecimento do sistema imunológico.  

  1. Fatores psicológicos

As doenças psicossomáticas geram sofrimento grande ao paciente e o que muitos não sabem é que além do emocional ficar abalado, a saúde no geral pode ser afetada pelo mesmo fator. 

Com isso, problemas como depressão, estresse, ansiedade entre outros problemas psicológicos, podem levar ao aparecimento das aftas, levando ao ressecamento da mucosa. 

É importante ter acompanhamento com o terapeuta e psiquiatra para entender as razões desse problema, fazendo tratamento para que a saúde mental esteja em sincronia com a saúde geral. 

Algumas doenças psicológicas podem levar a problemas de higiene bucal, sendo imprescindível ter consultas periódicas com o dentista para evitar esse e outros problemas. Busque saber sobre o plano odontológico para cnpj e obtenha os melhores tratamentos. 

  1. Doenças que atingem o sistema imunológico

Se você perceber que tem aftas que surgem e demoram muito tempo pra curar, além de estar sempre surgindo novas, é preciso estar atento e procurar um médico, pois isso pode se tratar de doenças que atingem o sistema imunológico. 

A doença celíaca, por exemplo, é a intolerância de alimentos que contém a farinha branca, e afeta de certa forma o sistema imunológico. 

Outra doença que geralmente causa a afta e pode ser um indicativo de outra doença é a aids que faz com que haja diversas aftas pela boca e demorem muito tempo para a cicatrização.

Mantenha sempre os exames de rotina em dia, para poder tratar qualquer problema que surja com  antecedência. 

Quais as opções de tratamento? 

O tratamento da estomatite aftosa (afta) deve ser investigado por um profissional de saúde para descobrir as causas e fazer um tratamento adequado. 

Caso seja devido a doenças crônicas é preciso fazer um tratamento específico, sendo necessário medicações para aliviar os sintomas de dor e desconforto ao indivíduo.

Dependendo de cada caso, pode-se ser indicado remédios anti-inflamatórios, antibióticos e anestésicos para tratar e aliviar os sintomas. 

É imprescindível visitar o dentista regularmente, onde o mesmo pode realizar o diagnóstico com antecedência ao avaliar a boca do paciente, obtendo mais sucesso no tratamento. Ao se obter um odonto pme é possível realizar essas consultas com valor acessível e tratamentos de qualidade. 
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quinze + dezesseis =