Acupuntura na gestação | Um guia completo 

Já ouviu falar sobre a acupuntura na gestação? A acupuntura, prática milenar da medicina tradicional chinesa, envolve a inserção de agulhas finas em pontos específicos do corpo para equilibrar o fluxo de energia, ou Qi. 

Este método, ao ser aplicado com precisão e cuidado por profissionais qualificados, tem se mostrado extremamente benéfico durante a gestação, uma fase em que muitas mulheres buscam alternativas naturais e seguras para aliviar desconfortos.

Durante a gravidez, a acupuntura é particularmente indicada por diversos motivos. Primeiramente, oferece alívio para dores comuns, como desconfortos lombares e pélvicos, que são frequentes devido às mudanças no corpo da gestante. 

Além disso, atua no controle de náuseas e vômitos, especialmente no primeiro trimestre, melhorando significativamente a qualidade de vida da gestante.

Outro aspecto é a capacidade da acupuntura em promover o relaxamento e a redução do estresse, fatores de peso para a saúde tanto da mãe quanto do bebê. A técnica também contribui para a melhoria da qualidade do sono, combatendo a insônia, um problema comum durante a gestação.

A acupuntura é recomendada como um complemento ao acompanhamento médico tradicional, não substituindo as consultas regulares e as recomendações médicas

Contudo, sua abordagem holística e não invasiva a torna uma opção altamente indicada para gestantes que buscam um alívio natural para os desconfortos da gravidez, contribuindo para um período gestacional mais tranquilo e saudável.

E, claro, neste conteúdo, falaremos mais sobre o assunto!

Quais pontos da acupuntura não pode na gestação?

Durante a gravidez, certos pontos de acupuntura devem ser evitados por estimular contrações uterinas ou afetar adversamente o feto. 

Os pontos mais comumente evitados incluem:

  • Ponto LI4 (Hegu): Localizado na mão, é conhecido por estimular contrações.
  • Ponto SP6 (Sanyinjiao): Situado no tornozelo, também é conhecido por influenciar as contrações uterinas.
  • Ponto BL60 (Kunlun): Localizado na região do tornozelo, pode induzir o trabalho de parto.
  • Ponto GB21 (Jianjing): Situado nos ombros, pode estimular a descida do feto.

Pode fazer acupuntura na gravidez?

Sim, a acupuntura pode ser realizada durante a gravidez, mas deve ser feita com cautela e por um profissional experiente. Quando aplicada corretamente, oferta vários benefícios durante a gestação, como alívio de dores, redução do estresse e controle de sintomas comuns como náuseas e vômitos.

Para que serve acupuntura na gestação?

A acupuntura na gestação serve para:

  1. Aliviar dores nas costas e pélvicas: Comum durante a gravidez devido às mudanças posturais.
  2. Reduzir náuseas e vômitos: Especialmente no primeiro trimestre.
  3. Promover relaxamento e reduzir o estresse: Importante para o bem-estar da mãe e do bebê.
  4. Melhorar a qualidade do sono: Muitas gestantes sofrem com insônia ou sono de má qualidade.
  5. Preparar o corpo para o parto: Alguns pontos específicos podem ser usados para promover o amadurecimento cervical.

Quantas sessões de acupuntura para entrar em trabalho de parto?

Não existe um número fixo de sessões de acupuntura para induzir o trabalho de parto, pois isso pode variar de acordo com o indivíduo. 

No entanto, é comum que acupunturistas iniciem tratamentos semanais a partir da 36ª semana de gestação para preparar o corpo para o parto. Essas sessões focam em pontos que ajudam a amadurecer o colo do útero e promover o alinhamento adequado do bebê.

Certifique-se de que a acupuntura seja realizada por um profissional qualificado, com experiência em tratar gestantes. Além disso, a comunicação com o médico obstetra da paciente assegura um tratamento seguro. 

A integração da acupuntura como parte de um cuidado holístico durante a gravidez pode proporcionar benefícios significativos para a saúde da mãe e do bebê, além de potencialmente facilitar um processo de parto mais natural e menos intervencionista.

Tem mais alguma dúvida sobre as técnicas de acupuntura na gestação?

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts