A tecnologia invade os consultórios: entenda como a saúde e a estética tem se beneficiado com o uso de inovações

Médico Vascular e Cirurgiã Plástica explicam como o uso de técnicas avançadas tem permitido a realização de procedimentos menos invasivos e mais assertivos

Que a tecnologia veio para transformar a humanidade e pode ser aplicada nas mais diversas áreas, disso todos já sabem. Mas você sabia que ela tem sido uma grande aliada dentro dos consultórios, permitindo que muitos procedimentos sejam realizados de forma mais simples, sem cortes e sem necessidade de internações?

Médico vascular, que é referência no trato de varizes e vasinhos, o Dr. Gustavo Marcatto é um grande adepto das tecnologias. O profissional explica que estes problemas estão longe de ser apenas uma questão estética. As varizes são veias dilatadas e tortuosas que não exercem de forma eficiente a função de levar o sangue de volta ao coração, por isso são também um problema de saúde, já que podem causar inchaço, dor, cansaço e até trombose.

De acordo com estudos 40 milhões de brasileiros, que representam cerca de 20% da população, sofrem com essa condição. “Essas veias são acometidas por uma alteração genética em sua parede, que fica enfraquecida e dilatada. Assim, se tornam veias doentes. As principais causas para isso são a genética, o uso de hormônios, como anticoncepcionais, a gravidez e o sedentarismo”, completa o Dr.  

O vascular utiliza técnicas de tratamento com laser: a ATTA e CLaCS, que são seguras, rápidas e pouco invasivas. Ele explica que com essas tecnologias é possível tratar os casos na sua clínica, que fica em São José do Rio Preto (SP), sem necessidade de cortes, hospital ou repouso.

A tecnologia invade os consultórios: entenda como a saúde e a estética tem se beneficiado com o uso de inovações
A tecnologia invade os consultórios: entenda como a saúde e a estética tem se beneficiado com o uso de inovações

“A técnica de CLaCs é realizada com laser transdérmico, que atua tratando as varizes e os vasinhos e evita 85% dos casos de cirurgia. Já para as varizes maiores e para a veia de safena, utilizamos o endolaser com a técnica de ATTA (ablação térmica totalmente assistida). Ela consiste no tratamento de varizes grossas apenas com o laser endovenoso, sem a necessidade de cortes para retirada das varizes. Também não é injetada nenhuma química dentro das veias”, detalha o profissional.

Para a identificação mais detalhada do problema, o médico também conta com outras tecnologias, equipamentos e ferramentas como: termografia, ultrassom doppler e realidade aumentada para melhor acurácia e precisão, combinação que resulta em uma espécie de GPS para localizar as veias doentes. Marcatto aponta que tudo isso tem gerado resultados melhores tanto do ponto de vista estético, quanto mais eficientes para os cuidados com a saúde em geral, o que acaba motivando as pessoas a se cuidarem mais. Inclusive o público masculino e os mais idosos, que costumam ter mais problemas para se submeter a cirurgias convencionais.

Só entre o público feminino o Dr. Gustavo Marcatto já recebeu em sua clínica mais de 8 mil pacientes, não só do Brasil, mas também de outros países. O método tem atraído a atenção até de algumas celebridades, que encontram na clínica do especialista a eficiência e praticidade que muitas vezes uma rotina corrida exige. Adriane Galisteu, Ticiane Pinheiro, Helen Ganzarolli, Nicole Bahls, Débora Secco, Monique Alfradique, Mariana Rios e Rita Guedes, estão entre os nomes que já experimentaram e aprovaram as técnicas utilizadas por Marcatto.

A tecnologia invade os consultórios: entenda como a saúde e a estética tem se beneficiado com o uso de inovações
A tecnologia invade os consultórios: entenda como a saúde e a estética tem se beneficiado com o uso de inovações

 A Tecnologia em prol da Estética

Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a cirurgiã plástica Thamy Motoki também é adepta da tecnologia dentro dos consultórios. E entre as alternativas que ela costuma utilizar, está o Morpheus, que trata-se de uma técnica moderna e minimamente invasiva que restaura a flacidez da pele de forma prática, com efeitos que podem durar até um ano.

“O Morpheus é um aparelho que permite realizar o microagulhamento associado à radiofrequência na mesma sessão. Ele é composto por uma ponteira com várias microagulhas que, ao penetrarem a pele, realizam uma espécie de trauma mecânico em todas as camadas (epiderme, derme e gordura). Essas microagulhas disparam a energia de radiofrequência, estimulando assim a remodelação do tecido com produção de colágeno e fibras elásticas”, explica a Dr. Thamy. 

A técnica pode ser utilizada para tratar áreas em que haja flacidez de pele como face, pescoço, braços, coxas e abdome, sendo que as áreas mais buscadas pelos pacientes são a face e pescoço, onde é possível conseguir efeitos lifting sem a necessidade de cirurgia. Em alguns casos também utiliza-se o aparelho em conjunto com a lipoaspiração, para potencializar os resultados. E justamente por não ser algo invasivo, pode ser utilizado em consultório e com anestesia local que pode ser com ou sem sedação. Só em alguns casos, quando associado a cirurgias, é feito em ambiente hospitalar.

“Após a sessão de Morpheus, o paciente precisa evitar exposição solar e no dia do procedimento não deve usar maquiagens. É comum ocorrer vermelhidão e edema (inchaço) no local da aplicação, mas essas marcas melhoram por volta do terceiro dia da aplicação. Evitar ambientes quentes também ajuda na recuperação. E uma das grandes vantagens é que os resultados em pacientes com flacidez leve, são praticamente os mesmos do que seriam conquistados através de uma cirurgia, mas sem a necessidade de cortes, anestesia, internação e período mais longo de recuperação”, reforça a profissional.

Também indicado para tratar flacidez, há o BodyTite, um aparelho de radiofrequência, que costumeiramente é associado, a cirurgias de lipoaspiração, lifting facial, blefaroplastia (pálpebras), braquioplastia (braços), cruroplastia (remodelação das coxas) e abdominoplastia, para potencializar os resultados. De acordo com a especialista, a máquina do BodyTite tem várias formas de utilização, inclusive integrada ao Morpheus. 

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts