A importância do estudo da estrutura antes de fazer um projeto arquitetônico

Especialista explica a importância e dá dicas para economizar em uma obra

Antes de um projeto devemos ter a ciência de que há algumas fórmulas para trazer economia para a obra, e isso é o estudo da estrutura. O estudo da estrutura de qualquer edificação é importante para analisarmos a situação mais econômica para garantir a economia. Quando o estudo não é realizado, o proprietário da obra pode enfrentar vários problemas, como aumento no custo, situações que podem interferir na concepção arquitetônica e  patologias estruturais de má distribuição dos esforços.

De acordo com a engenheira, Paulicelli Mendes Alencar, há grandes impactos econômicos no final da obra, quando é realizado o estudo.

“Quando se faz um estudo da estrutura na fase concepção arquitetônica, podemos prever algumas situações que podem ser sugeridas para arquitetura final, no qual pode alterar bastante o custo da estrutura da obra”, relata Paulicelli. 

O estudo é realizado através de uma análise criteriosa de toda a edificação, analisando os prós e os contras da concepção arquitetônica, sugerindo as melhores opções para adequação.

Ainda segundo Paulicelli, a relação de trabalho entre o  arquiteto e o engenheiro em certos casos é bem complicada. Pois depende muito da abertura que um dá para o outro.

“A relação do arquiteto e do engenheiro no estudo, depende muito do arquiteto, pois tem uns que dá mais abertura para sugestões e tem alguns que não entendem como funciona e nem te dão liberdade para fazer alterações. Isso pode gerar custos altíssimos para o proprietário que na maioria das vezes não tem ciência do que acontece” conclui Paulicelli.

Fotos: Paula TalebInstagram: @eng.paulicellimendes 

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *