9 dicas de como otimizar os resultados do seu time de atendimento

Ter um time de atendimento que fique à disposição para socorrer o cliente a qualquer momento é fundamental para que a empresa atinja a satisfação do consumidor, que, de forma espontânea, vai indicá-la para outras pessoas.

A prestação de Serviço no Atendimento ao Consumidor (SAC) é uma forma de comunicação direta entre o consumidor e a empresa, para solucionar problemas e dúvidas, e a ouvidoria é um setor mais amplo que acata a opinião e as reclamações dos clientes.

Ter sucesso nessa interação depende do time de atendimento, contribuindo para aproximar e conquistar mais clientes, gerando por consequência mais vendas de piso drenante piscina, por exemplo.

Durante a pandemia, esse processo tornou-se ainda mais necessário, porque a maioria das pessoas realizavam compras de produtos ou serviços pela internet, dispensando a presença em lojas físicas, com receio da contaminação.

O atendimento ao cliente é um dos pilares principais para o sucesso de qualquer negócio, pois com ele o foco é receber e promover soluções para as demandas e os pedidos dos clientes já existentes e os que serão captados.

O que é time de atendimento?

Trata-se de uma equipe de profissionais treinados e capacitados para atender os clientes, no sentido de passarem as informações corretas sobre o funcionamento de um produto ou de como proceder diante de alguma dificuldade.

Esse time, quando bem recrutado pela empresa de entrega de malotes, identificando as habilidades necessárias para esse tipo de serviço, é indispensável para manter a satisfação e fidelizar os consumidores ao longo do tempo.

A forma como esse time se comunica faz toda diferença para a empresa no momento do vendedor prospectar novos clientes, realizar as negociações e fechar o processo de vendas de produtos ou serviços.

A importância de um bom atendimento

O mercado é cada vez mais competitivo e os clientes passaram a ser mais exigentes, e, ter um bom atendimento por parte das equipes é fundamental para diferenciar a empresa, destacando-a como sendo a melhor nesse sentido.

Portanto, é necessário investir em processos internos para preparar a equipe, qualificando-a por meio de treinamentos e cursos voltados para essa área, para que uma clínica de cuidador de idosos noturno seja mais valorizada.

Um bom atendimento contribui na economia de recursos, para que a empresa não tenha alta rotatividade de funcionários (turnover), gastando com demissões ou admissões de novos colaboradores.

Um atendimento qualificado, com profissionais competentes, gera a fidelização dos clientes, quando eles são bem atendidos porque eles se sentem respeitados, gerando mais oportunidades de vendas ou compras de cadeira de madeira para restaurante.

O atendimento ao cliente é essencial, quando bem estruturado, porque se torna um diferencial diante da concorrência, pois muitas empresas ainda não investem adequadamente nesse processo tão necessário atualmente.

Dicas para otimizar o atendimento ao cliente

A maneira como a equipe se comunica e se relaciona com o público faz total diferença no momento da compra, pois, com um bom atendimento, o cliente volta a comprar, trazendo novas oportunidades de comercialização de produtos ou serviços.

Por isso, o atendimento é uma estratégia importantíssima para o sucesso nas vendas de óleo para redutores industriais e o uso das redes sociais são indicadíssimas para veicular informações deste tipo de produto.

É crucial saber como otimizar, então, os resultados dessa comunicação entre o time de atendimento e o cliente. Para isso, a seguir, serão listadas nove dicas muito úteis nesse processo, tais como:

  1. Saber ouvir o cliente;
  2. Usar uma linguagem de comunicação positiva;
  3. Humanizar o atendimento;
  4. Ficar à disposição para qualquer tipo de auxílio;
  5. Atender à todas as reclamações;
  6. Utilizar canais de atendimento adequados;
  7. Usar as tecnologias disponíveis a favor da empresa;
  8. Adotar caixas de comunicação para sugestões e reclamações;
  9. Trabalhar com chatbots.

Para uma boa comunicação e um bom atendimento, é preciso que o time saiba ouvir o cliente em todas as manifestações, sanando problemas e dúvidas com assertividade, para deixá-lo satisfeito com a interação.

Um cliente que compra caixa para entregar pizza, por exemplo, nunca deve ser interrompido no momento do diálogo, principalmente se estiver sugerindo algo melhor para o produto ou quando estiver reclamando do mesmo.

Somente após a manifestação do consumidor, o atendente deve oferecer soluções adequadas, mas, para isso, o profissional deve estar preparado nas informações que precisam ser transmitidas, adquirindo a confiança do cliente.

Com isso, a possibilidade dele voltar a comprar o produto é bem maior, além de fazer indicações, contribuindo para aumentar a cartela de contato dos usuários que intencionam fazer a mudança CNH para PCD.

Usar uma linguagem de comunicação positiva evita conflitos e falhas no diálogo e frases como “não posso atendê-lo nesse sentido”, por exemplo, são interpretadas negativamente por parte do consumidor.

O time de atendimento deve, então, evitar uma linguagem que soe como sendo agressiva e tentar solucionar o problema do cliente sem causar-lhe reações negativas, fazendo-o desistir de comprar algo na corporação.

Na verdade, a maioria dos clientes querem apenas saber como o problema com a péssima qualidade da estante de gesso para TV será resolvida, e não o processo que vai ser adotado para isso.

É por isso que o atendimento humanizado é importante, pois a forma de conversar com o cliente, vai diferenciar a equipe, que deve ser gentil, empata e educada no diálogo.

Ser atendido por uma pessoa é muito melhor do que com um robô, apesar do uso de chatbots ser muito frequente ultimamente, porque é muito mais agradável conversar com um ser humano do que com uma máquina.

Nesse sentido, as tecnologias com os chatbots estão se desenvolvendo cada vez mais e elas devem ser utilizadas a favor da empresa, para tornar o atendimento mais qualificado.

Algumas respostas durante a interação entre cliente e o profissional de atendimento são muito bem recebidas, como: “posso atendê-lo em mais alguma coisa?” ou “estou à disposição para qualquer informação necessária”.

São formas de criar confiança no consumidor, tratá-lo adequadamente e conseguir com que ele retorne sempre para comprar assiduamente na empresa.

Todas as reclamações e sugestões devem ser atendidas pelo profissional de atendimento, para esclarecer dúvidas com relação aos produtos e serviços, a fim de atender às expectativas do cliente, afinal, ele é a peça-chave de uma empresa.

Um dos maiores erros é não investir no Serviço de Atendimento ao Consumidor, porque sem ele os negócios não prosperam, as vendas não evoluem e consequentemente os lucros diminuem substancialmente.

Então, de acordo com a realidade de cada negócio, ele precisa definir quais são os melhores canais de atendimento do público, como o Facebook ou o Instagram, por exemplo, que são veículos de comunicação muito usados.

Essas redes sociais conseguem solidificar a imagem de uma marca no mercado, pois têm um poder imenso na comunicação com o consumidor, a ponto de torná-lo um seguidor fiel dessa marca.

As tecnologias disponíveis são uma grande oportunidade de criar um bom relacionamento com o cliente e melhorar o diálogo entre ele e a empresa.

Outra forma de melhorar o atendimento ao cliente é fazê-lo por meio das caixas de sugestões e reclamações. Assim, elas podem ser compartilhadas para outros clientes, para serem analisadas antes de efetuar qualquer compra.

Uma caixa de sugestões online é uma estratégia usada para coletar feedbacks dos clientes, fazendo com que eles se sintam ouvidos e para implementá-la basta o preenchimento de um formulário com as impressão sobre os produtos ou serviços.

Ao trabalhar com os chatbots, o atendimento pode ser realizado 24 horas por dia, durante todos os dias da semana, favorecendo o consumidor em acessá-los no horário que lhe for mais conveniente, sabendo que será atendido quando necessitar.

Em um contexto geral, o que não é mais uma novidade, porém se tornou cada vez mais relevante, tanto o cliente quanto um bom time de atendimento e as vendas são peças-chaves imprescindíveis para a sobrevivência de qualquer empresa.

Os três estão profundamente ligados, movem os negócios, alavancam a representatividade de uma marca, produto ou serviço e sem eles, dificilmente a organização sobrevive em um mercado tão competitivo.

Considerações finais

Sempre será de imensa importância para uma empresa ter um bom time de atendimento ao cliente para conseguir a fidelização, assim como atender a todas as expectativas com relação aos produtos e serviços oferecidos.

Para isso, é de extrema relevância preparar essa equipe para que ela possa manter uma comunicação adequada com o consumidor, provendo-lhe satisfação, para que possa retornar sempre e indicar a empresa para outras pessoas.

Tudo isso faz com que a organização cresça e tenha sucesso nos negócios, aumentando as vendas e os lucros internos.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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