8 dicas para criar um perfil no Instagram para a sua clínica

O Instagram é uma das maiores redes sociais do mundo, atualmente ele conta com cerca de 2 bilhões de usuários ativos por mês. A utilização desta plataforma pode ser uma grande oportunidade de mostrar seus serviços e se conectar com seus clientes. 

Estar presente nas redes sociais é fundamental para clínicas que pretendem construir uma relação com seus clientes boa e duradoura. 

O instagram em específico é uma ótima ferramenta para construir uma boa imagem da clínica e poder se relacionar com pacientes.

O público pede para que as empresas estejam participando das redes sociais. As pessoas querem isso para conhecerem mais sobre o trabalho da marca. 

Segundo o Instagram, 70% dos compradores usam as redes sociais para decidir sua próxima compra.

Até mesmo para uma empresa de consultoria contábil, que não possui um trabalho muito visual, é importante estar cuidando das suas mídias sociais.

As redes sociais são o espaço na internet destinado a criar conexões e facilitar relações de interação entre usuários ou entre usuário e empresa.

Visto que a maioria das pessoas tende a utilizá-las para comentar sobre suas experiências com clínicas de saúde e outros serviços, é importante estar presente nesses espaços para poder interagir com essas pessoas. 

Caso contrário, se a sua clínica não estiver nas redes, seus pacientes ainda vão comentar sobre os seus serviços e outras pessoas poderão responder do jeito que desejarem e como bem entenderem, podendo prejudicar a sua imagem.

Imagine ter que contratar uma assessoria trabalhista, para gerir uma crise, pois alguém comentou na internet que você destrata os seus funcionários. 

A ferramenta Instagram Business

No instagram, a sua imagem é um dos focos da rede social. Essa parte pode ser construída por você da forma que preferir, além de te aproximar dos seus pacientes, criando assim um canal de troca entre vocês. 

O Instagram Business é uma ferramenta para empresas. Ela possibilita, além de se conectar com o público e divulgar seus serviços e produtos, ter acesso a vários recursos e funções para analisar dados sobre seguidores.

A diferença de contas do Instagram normal para uma conta do Instagram Business é que esse possui funcionalidades que te ajudam a melhorar sua divulgação e contribuem para melhorar a visualização da sua clínica, ainda podendo ver os resultados de perto.

É mais fácil abrir e administrar uma conta no Instagram do que fazer uma abertura de empresa Simples Nacional.

Mais recursos para empresas

Os recursos dessa conta do Instagram Business permitem que você acesse as métricas de desempenho das suas postagens e stories, veja dados sobre quem são seus seguidores. Ainda é possível fazer anúncios na rede e vender no Instagram Shopping.

Algumas das métricas disponíveis para visualização são:

  • Impressões (visualização da publicação);
  • Alcance (número de contas que viram o conteúdo);
  • Visualizações do perfil;
  • Cliques em e-mail (enviar e-mail);
  • Seguidores (tempo médio por dia dos seus seguidores).

Com essas métricas, você pode entender melhor qual é a demanda de conteúdo dos seus pacientes e seguidores. 

Saiba quais dos seus posts estão gerando mais interação e engajamento e obtenha dados como idade, gênero e localização dos seguidores.

Desse modo, é possível traçar uma estratégia de marketing mais relevante, sabendo qual conteúdo funciona para sua clínica.

Outros recursos que estão disponíveis para esse tipo de conta são a opção de poder adicionar um botão de telefone e colocar o endereço e e-mail no perfil. Isso potencializa as chances de conversão de um seguidor em paciente. 

Uma empresa administradora de condomínio, por exemplo, precisa da função de disponibilizar o e-mail e o telefone para contato.

Ainda, esse tipo de conta no Instagram trás a funcionalidade que permite que você possa transformar um post em anúncio na própria plataforma. 

O próprio Instagram te recomenda um dos seus posts que tem um bom engajamento. 

Para poder transformar seu post em anúncio, basta clicar no botão impulsionar e selecionar seu público-alvo. Se você preferir o próprio Instagram pode selecionar seu público. O post será um anúncio pelo tempo que você definir. 

Criando uma conta de sucesso no Business do Instagram

Se você já possui uma conta normal no Instagram, não é preciso criar outra para poder ter um Instagram Business. É possível fazer a alteração mudando o seu perfil comum para perfil comercial nas configurações. 

Agora se você já possui um perfil Instagram Business para sua clínica, aqui vão as 8 dicas para o seu perfil obter melhores resultados. 

1 – Tenha um bom planejamento

O segredo do sucesso para qualquer estratégia de marketing digital no Instagram é fazer um bom planejamento. 

O ideal é ter sempre um tempo na semana dedicado a separar e organizar os conteúdos a serem apresentados na semana.

A plataforma do instagram pede uma participação constante, então o ideal é sempre postar algo novo. 

Reserve esse tempo na agenda para poder criar posts e legendas, planejar o conteúdo e escolher as imagens.

Além disso, tenha um calendário de postagens, sempre com atenção a datas especiais para sua área, como por exemplo “dia 20 de março – dia da saúde bucal”, isso vai facilitar seu trabalho e otimizar seu tempo.

2 – Tenha fotos e vídeos de qualidade

O Instagram é uma rede social visual, então, suas fotos e vídeos devem ser elaborados com o máximo de qualidade. 

Evite postar fotos com baixa resolução ou mal enquadradas. O mesmo se aplica aos vídeos, evite os que possuem ruídos na imagem ou no som e principalmente com ruídos em ambos. 

Ao fazer uma publicação, o conteúdo pode ser editado a partir de ferramentas disponibilizadas pelo próprio Instagram, como aplicação de filtros, alteração de contraste, brilho e saturação.

Quando for produzir seu conteúdo, utilize uma boa iluminação, cuidado com o enquadramento e o que aparece do ambiente ao redor. Atenção, tome cuidado para não exagerar nos filtros ou na edição.

Mesmo uma empresa de manutenção hidráulica predial pode ter um conteúdo de qualidade.

Ter um perfil (ambiente virtual que reúne todas as publicações feitas e serve como um resumo do conteúdo que você produz) organizado é importante para o visual da sua clínica. Tenha uma paleta de cores da marca definida e evite postar fotos parecidas entre si.

3 – Utilize sempre boas hashtags

As hashtags são uma ferramenta que funcionam como filtros para poder encontrar conteúdo sobre aquele determinado assunto. Procure utilizar as hashtags mais famosas no seu segmento.

Essa estratégia traz seguidores que procuram por aquele determinado assunto em específico. Existem aplicativos que mostram quais são as hashtags em alta em todos os nichos. Cuidado para não poluir a sua publicação com muitas hashtags.

Um exemplo: uma hashtag específica para quem quer divulgar o serviços de motoboy SP Zona Sul seria #Logística.

4 – Tenha em mente os horários de pico

Ninguém quer que uma publicação seja ‘flopada’ (gíria na internet para dizer que algo não teve o resultado esperado, alcançando poucas pessoas e reações – do inglês flop, fracasso). Por isso, esteja atento aos melhores horários para publicar algo. 

Para aqueles que trabalham com o setor B2B como as empresas de energia solar na Bahia, devem se organizar já que o seu cliente só está ativo em horário comercial. 

Deve-se observar os melhores dias e horários para fazer uma publicação. Isso garante um maior número de visualizações e engajamento com a postagem, o que com certeza é melhor para o perfil da sua clínica. 

Essas informações de horários mais movimentados na plataforma estão nas ferramentas de negócios do perfil. Vale lembrar que cada público-alvo tem horários diferentes. 

5 – Interaja com seus seguidores

A interação aproxima ainda mais seus seguidores da sua empresa. Ou seja, essa interação passa uma ideia mais humanizada do seu negócio junto ao cliente. 

Incentive seus pacientes a darem uma opinião, faça enquetes no perfil, promova lives. A interação direta com o público promove um sentimento bom de vínculo. 

É sempre muito importante você responder a todos os comentários em postagens. Mesmo que sejam críticas negativas, você deve responder, e com educação sempre. Aliás, críticas pedem uma atenção especial, pois o paciente vai te apontar um ponto a melhorar. 

Ainda existe o recurso de você poder curtir um comentário se ficar sem ideias do que responder àquele comentário. 

O importante é mostrar que sua clínica lê o que é comentado e está atenta a tudo. Lembre de responder também as mensagens diretas no perfil. 

6 – Faça Stories

O Stories é uma ferramenta poderosa de contato com o público. Com ela você fala diretamente com as pessoas podendo expor propostas futuras e seu dia-a-dia. Crie proximidade com o público. Atenha-se que a duração é apenas 24 horas. 

Vídeos curtos que geram engajamento. Os perfis que postam stories regularmente têm mais engajamento. 

Dessa maneira, é possível gerar um laço de proximidade com quem acompanha seu perfil. 

7 – Invista em Vídeos Reels

O formato mais em alta dos últimos tempos, vídeos reels são uma poderosa ferramenta para quem quer gerar mais engajamento no perfil. 

Esse formato possibilita você usar filtros divertidos, remixar reels de outros usuários e até mesmo utilizar o áudio de outros vídeos reels.

Um formato mais recente adicionado ao Instagram, que os usuários, no momento, estão preferindo em vez de formatos mais tradicionais da plataforma como fotos. 

8 – Preencha sua BIO corretamente

A BIO (biografia) no Instagram funciona como um cartão de visitas. Vai ser a primeira coisa que os seus seguidores vão ver ao acessarem seu perfil. É de extrema importância que ela seja bem escrita.

Nela são permitidos 160 caracteres apenas, então você precisa ser conciso. Utilizar palavras-chave relacionadas ao tipo da sua clínica é uma boa pedida. Colocar informações como horário de funcionamento é relevante. 

Tendo menos espaço para se apresentar, visto que você optou por colocar o endereço e os horários de funcionamento, seja simples. 

Um exemplo é: agência de intercâmbio em SP, funcionamento de segunda a sábado das 10 às 18:00. Ou seja, deve ser compreensível e bem simples.

Agora que você entendeu como deve utilizar essa plataforma ao seu favor e da sua clínica. Inicie o uso e caso tenha dificuldade contrate uma agência de mídias sociais para lhe auxiliar nesse processo. 
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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