5 passos essenciais para um treinamento EAD eficiente

O ensino a distância também conhecido como EAD foi uma das modalidades que mais cresceu nos últimos anos, com a chegada da pandemia e o isolamento social, muitas pessoas que precisavam e queriam continuar estudando seu curso de gestão industrial, por exemplo, tiveram que adotar essa metodologia, que vem crescendo cada vez mais no Brasil.

Pesquisas indicam que em 2021, o EAD cresceu cerca de 9,8% em comparação ao ano anterior, toda essa ascensão, fez com que muitas universidades e até mesmo empresas começassem a se preocupar em como realizar um treinamento que realmente seja efetivo e cumpra com as expectativas. 

Se você ainda não sabe como realizar um treinamento EAD que realmente seja eficiente para seus estudantes ou colaboradores, nós vamos te ajudar! No texto de hoje, separamos 5 passos essenciais para você utilizar nessa jornada, bora conferir?

Passo 1: Defina o foco do treinamento

O primeiro passo para começar a montar um treinamento EAD eficiente, é definir com exatidão, qual será o foco dele, você quer que seus colaboradores tenham conhecimento sobre qual assunto? Quais áreas da sua empresa terão esse treinamento? Qual o seu objetivo? Quais os resultados esperados? E por aí vai. 

É preciso que você saiba com exatidão, o que esperar daquele treinamento antes de começar a montá-lo, então tenha um propósito bem alinhado como melhorar a plataforma de divulgação de sua empresa, e busque replicar aquilo que desejou dentro do seu EAD. 

Passo 2: Organize toda sua estrutura

Depois de planejar o que você irá fazer, é hora de começar a montar a estrutura do seu treinamento, ou seja, quais serão os materiais utilizados, tempo de duração do curso, o tempo de cada aula, os módulos, as provas ou avaliações etc. 

A estrutura é toda a base para você conseguir montar o treinamento EAD e ela vai variar conforme o seu planejamento, se você deseja capacitar profissionais em um período curto, sua estrutura será diferente , mais enxuta do que você precisa ensinar um novo sistema a longo prazo, tudo vai depender de seus objetivos.

Passo 3: Prepare conteúdos de qualidade

Tendo toda a estrutura pronta e a parte teórica já definida, é hora de começar a colocar a mão na massa e preparar conteúdos que sejam de qualidade. Busque diversificar sua gama de aulas EAD trazendo algo diferente dividindo por exemplo em videoaula, ebook e podcast além de usar o storytelling para contar histórias intrigantes e que não façam seu treinamento ficar maçante.

Separe os conteúdos e saiba os temas que serão abordados durante todas as aulas e módulos já planejados e estruturados, crie um roteiro, leia e releia e confira de que tudo está bem coeso e que seus colaboradores realmente vão entender melhor sobre marketing para indústria após o curso.

Passo 4: Tenha cuidados com a parte técnica

O quarto passo é colocar a mão na massa, mas para isso é preciso ter cuidado com a parte técnica, um treinamento EAD requer que tudo esteja no seu devido lugar, verifique a qualidade da imagem, do som, ambiente de atuação, gravação, e tudo que engloba esse mundo virtual. 

É preciso ter um cuidado redobrado nesse ponto para que você consiga transmitir a mensagem e conseguir falar com o seu público sem ter problemas técnicos ou que atrapalhem o seu desempenho dentro do EAD. 

Passo 5: Procure a ajuda de uma plataforma e-learning para te auxiliar

Por fim, com tudo já muito bem encaminhado o quinto passo serve mais como uma recomendação, você pode usá-lo tanto no começo da sua jornada quanto no final para auxiliá-lo, é recomendado que você contrate uma plataforma e-learning para te auxiliar. 

Essas plataformas vão te disponibilizar recursos para treinar equipes e acompanhar sua performance em tempo real, além de disponibilizar bibliotecas, aula ao vivo e até mesmo aplicar testes, nada melhor do que contar com a ajuda de profissionais, principalmente para te auxiliar na parte prática, correto? Então a contratação de uma plataforma pode ser crucial para seu treinamento EAD ficar ainda mais efetivo. 

O que achou das nossas dicas de hoje? Acredita que agora ficou muito mais fácil realizar um treinamento EAD eficiente? Conte para a gente nos comentários e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha curtido, até a próxima!

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *