5 maneiras de fidelizar seu cliente

Ao tratar da fidelização do cliente, estamos falando em sucesso nos negócios, de forma que seguir todas as etapas de uma venda e conhecer os hábitos de consumo de seus clientes é fundamental.

A fidelização é um relacionamento construído a médio e longo prazo, no qual o cliente se identifica com a marca, indo além dos seus produtos e serviços. Assim ele considera pontos como:

  • Os valores do empreendimento;
  • A personalidade da marca;
  • O atendimento;
  • O posicionamento da marca.

Isso é diferente de um cliente satisfeito, pois a satisfação é algo que pode ser alcançado de forma momentânea, mas não garante que o consumidor não escolha outras marcas posteriormente.

Por que é tão importante fidelizar o seu cliente?

Conquistar um cliente novo pode custar de cinco a sete vezes mais do que manter um atual fidelizado. Quem investe em fidelização consegue fortalecer sua marca no mercado. Ou seja, é preciso estar atento a isso em um mercado cada vez mais competitivo.

Para uma empresa de pmoc refrigeração ou qualquer outro segmento, toda essa jornada exige estratégias diferentes, conforme o seu tipo de negócio, mas um ponto é igual para todos: o bom relacionamento.

5 estratégias para fidelizar clientes

Logo ao criar uma empresa é muito importante contar com um plano voltado para estratégias de fidelização dos clientes. Pensando nisso, pontuamos 5 dicas muito úteis para você, confira:

  1. Conheça o perfil comportamental e demográfico dos seus clientes

A primeira dica é que você deve conhecer a fundo quem são os seus clientes. Invista em uma análise do perfil comportamental deles, como dados como preferências, dores, necessidades, padrões de compra, entre outros.

Aposte em um estudo detalhado também dos dados demográficos, como idade, gênero, localização, condição socioeconômica, entre outros.

Conhecendo seu público e seus consumidores, é possível determinar fatores de seus produtos como câmera de segurança valor ou qualquer outro.

  1. Saiba qual a percepção de valor seus clientes têm da sua marca

Para a fidelização é essencial entender como os clientes percebem valor nas suas soluções. A partir desse ponto é possível encontrar formas de superar as expectativas deles, principalmente em um universo tão competitivo.

  1. Ofereça um atendimento personalizado

A chave para satisfazer e fidelizar clientes é a personalização, então faça com que cada cliente se sinta especial e único, mostrando que você realmente o conhece.

  1. Invista no treinamento das equipes de atendimento

Em sua empresa de laudo pmoc ou qualquer outra, procure investir em programas de treinamento para seus colaboradores. Sua intenção deve ser orientá-los sobre como lidar com os diferentes tipos de clientes e o que fazer para mantê-los satisfeitos.

  1. Faça ofertas exclusivas

Ofereça exclusividade para seus clientes, como descontos, promoções ou mesmo uma solução totalmente exclusiva. Ações como essas ajudam a fazer com que seu cliente perceba o esforço da marca em satisfazê-lo, contribuindo muito para a fidelização.

Conclusão: como funciona a fidelização de clientes?

Fidelizar um cliente trata-se da habilidade de mantê-lo engajado com sua marca, de modo a fazercompras recorrentes e se tornar futuramente um promotor da marca. É mais que uma soft skill de uma organização, de forma que podemos dizer que se trata de uma hard skill.

É um processo que a sua empresa de projeto de estrutura metálica, por exemplo, vai aprendendo com o tempo, e que vai amadurecendo com o passar dos anos, conforme se conhece mais e se aproxima de seus clientes de verdade.

De forma prática, trabalhar a fidelização de cliente significa que a empresa vai focar em diferentes aspectos, como os que trataremos agora. O primeiro é a redução de custos, pois como dizemos, conquistar um novo cliente pode custar até cinco vezes mais.

Mantendo seus clientes, você cria uma base de consumidores que já estão familiarizados com seus serviços e produtos, permitindo economizar custos em marketing, por exemplo.

O retorno sobre o investimento (ROI) é outro aspecto. Jill Griffin, em seu livro “Customer Loyalty: How to Earn It, How to Keep It“, nos traz que a probabilidade de venda para um cliente já existente fica entre 60% e 70%.

Já a probabilidade de venda para um cliente novo é de 5% a 20%, ou seja, a possibilidade de ROI é muito maior entre seus clientes já estabelecidos.

Ademais, sua empresa de laudo cautelar veicular, por exemplo, também deve considerar a fidelização, pois clientes fidelizados são mais propensos a escolher os seus serviços em vez dos concorrentes.

Como esses clientes já valorizam o que você está vendendo, podem pagar mais pelo que você oferece ou se envolver mais facilmente em estratégias de up-selling e cross-selling.

Por fim temos a promoção da marca, pois uma boa estratégia de fidelização transforma os clientes em promotores.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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