12 motivos para começar a praticar esportes

Praticar esportes, não importa qual seja, traz diversos benefícios para a saúde física e mental. De acordo com dados do IBGE de 2021, no Brasil, cerca de 40 milhões de pessoas dizem realizar atividades frequentes. Ou seja, quase 20% da população.

Entre aqueles que informaram não praticar esporte, o principal motivo foi a falta de tempo ou o fato de não conseguirem ter disciplina na realização de exercícios. Contudo, é importante explicar a atividade física ainda é uma forma eficaz de cuidar da saúde.

Por isso, preparamos este conteúdo para estimular aqueles que buscam um melhor condicionamento e querem, por exemplo, trocar a procura de medicamentos em oferta por uma vida com mais saúde, prazer e alegria. Confira conosco e boa leitura!

A prática de esportes no Brasil

O IBGE possui estatísticas sobre as pessoas que apostam em praticar esportes e divulgou um dado curioso. Afinal, mesmo com foco na saúde e bem-estar, cerca de 56% dos brasileiros que se exercitam com frequência dizem que a atividade física tem o objetivo de socialização e lazer.

Em resumo, praticar esportes também contribui para o lado emocional, uma vez que permite a aproximação, interação e criação de vínculos pessoais. Além disso, os estudos apontam que a prática de esportes tem redução significativa ao passar dos anos.

12 motivos para praticar esportes

Mas se você chegou até este texto e quer ter aquele incentivo extra para começar a praticar esportes, confira a seguir uma lista de motivos importantes que separamos.

Praticar esportes traz uma série de benefícios físicos, emocionais e sociais. Aqui estão 12 motivos detalhados para começar a praticar esportes:

1. Saúde física

Primeiramente, é necessário associar a prática esportiva à saúde do corpo. Isso porque ela é capaz de melhorar a saúde cardiovascular, fortalecer os músculos, aumentar a resistência e ajudar a manter um peso saudável.

2. Praticar esportes pelo bem-estar mental

A atividade física libera endorfinas, substâncias químicas que promovem a sensação de bem-estar, aliviando o estresse, ansiedade e sintomas de depressão. Por isso, ela tem recomendação de especialistas da área médica e de profissionais de psicologia, entre outros.

3. Melhora da concentração

Praticar esportes estimula o cérebro. Dessa forma, você aumenta a capacidade de concentração e memória, o que pode ser útil tanto na vida pessoal quanto profissional. Além disso, para idosos, é uma forma eficaz de evitar doenças relacionadas à perda da capacidade cognitiva.

4. Autoconfiança

A conquista de metas e superação de desafios nos esportes ajuda a construir a autoconfiança e o senso de realização pessoal. Em resumo, a prática esportiva estimula sentimentos e percepções positivas que temos em relação a nós e ao mundo.

5. Disciplina e organização

A prática esportiva demanda comprometimento, planejamento e consistência. Dessa forma, quem a utiliza consegue desenvolver habilidades de disciplina e organização em outras áreas da vida. De modo geral, os exercícios físicos exigem um comprometimento que podem mudar a forma como lidamos com a vida.

6. Praticar esportes para ter habilidades sociais

Participar de equipes esportivas promove a interação social, a cooperação, o trabalho em equipe e a capacidade de lidar com diferentes personalidades. Por isso, é uma excelente alternativa para quem sofre com problemas de socialização.

7. Aumento da energia

Praticar esportes regularmente melhora a capacidade do organismo de transportar oxigênio e nutrientes, resultando em um aumento geral de energia. Em outras palavras, você fica mais disposto para realizar outras tarefas do dia a dia.

8. Redução de doenças crônicas

A atividade física regular reduz o risco de desenvolver doenças crônicas, como diabetes tipo 2, doenças cardíacas e certos tipos de câncer. Outro ponto é que praticar esportes acelera a renovação celular, retardando, por exemplo, a velhice precoce.

9. Praticar esportes melhora o sono

O exercício físico regular ajuda a melhorar a qualidade do sono, facilitando o relaxamento e reduzindo a insônia. Isso porque ele libera hormônios no corpo que permitem uma noite de descanso muito mais tranquila.

10. Desenvolvimento de habilidades motoras

Praticar esportes contribui para o desenvolvimento de habilidades motoras, como coordenação, equilíbrio e agilidade. Dessa forma, há um condicionamento muito melhor que permitirá ações cotidianas com mais rapidez e sem cansaço.

11. Espírito competitivo

O esporte envolve competição saudável, estimulando o espírito competitivo e ensinando a lidar com vitórias e derrotas. Por isso, pode ser uma alternativa tanto para crianças quanto adolescentes, de modo a criar uma personalidade habituada a vitórias e derrotas.

12. Diversão e entretenimento

Por fim, e não menos importante, praticar esportes é divertido! Você pode encontrar prazer em se movimentar, descobrir novas atividades e desfrutar do entretenimento que os esportes oferecem.

5 Cuidados importantes antes de praticar esportes

Após conhecer os principais benefícios da prática esportiva, confira os cuidados essenciais que você deve tomar antes de iniciar qualquer tipo de exercício.

1. Aquecimento | Realize um aquecimento adequado antes de iniciar qualquer atividade esportiva. Isso porque ele prepara o corpo para o exercício, aumenta a flexibilidade muscular e reduz o risco de lesões;

2. Hidratação | Mantenha-se hidratado antes, durante e após a prática esportiva. Beba água suficiente para repor os líquidos perdidos durante o exercício;

3. Uso de equipamentos de segurança | Capacetes, protetores bucais, joelheiras, cotoveleiras, tênis adequados, entre outros, podem ajudar a prevenir lesões e proteger o corpo de quem vai praticar esportes;

4. Exames médicos | Antes de iniciar uma atividade esportiva mais intensa, é importante realizar exames médicos.Dessa forma, você terá uma avaliação da condição física e identifica possíveis contraindicações ao exercício;

5. Respeite os limites do seu corpo | Aumente gradualmente a intensidade e a duração das atividades à medida que ganha condicionamento físico. Isso reduz o risco de lesões e promove um progresso saudável.

Conclusão

Esses são apenas alguns dos muitos benefícios que a prática esportiva pode proporcionar. Lembre-se de escolher uma atividade que você desfrute e consulte um profissional de saúde antes de iniciar qualquer programa de exercícios.

Não se esqueça que o motivo de praticar esportes não precisa ser o mesmo para todas as pessoas e que as atividades devem trazer conforto, alegria e bem-estar.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts